UEPG promove 49º Festival Nacional de Teatro em formato inédito; confira a programação

0

O teatro ganha vida mais uma vez na 49ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). O evento, realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), inicia na próxima segunda-feira (8) e encerra no dia 13, com a premiação do júri popular. - Foto: UEPG


O teatro ganha vida mais uma vez na 49ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). O evento, realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), inicia na próxima segunda-feira (8) e encerra no dia 13 com a premiação do júri popular. 


O Fenata conta com programação durante toda a semana e acontece de forma híbrida, com apresentações de forma presencial no Cine-Teatro Ópera e transmissão on-line no YouTube da UEPG. Abertura e encerramento serão pelo Facebook.


O evento é realizado pela UEPG por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).


Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Édina Schimanski, é uma grande alegria organizar o Fenata. “É uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica e em geral poder participar desse evento tão importante. O Fenata representa uma aproximação muito forte com a cultura do povo”, destaca.


Para Sandra Borsoi, diretora de Assuntos Culturais, a expectativa para a 49ª edição do Fenata é ter um público engajado e participante das peças. “Que todos que queiram vivenciar a dramaturgia possam se dirigir ao teatro ou assistir on-line, para viver essa essa experiência que há tanto tempo não vivíamos”, explica.


Sandra ressalta que público que estará presencialmente se sentirá seguro, já que a organização seguirá todas as normas de biossegurança impostas pela pandemia. “Também queremos que os artistas das mostras paralelas se sintam valorizados, porque é a maior mostra de grupos de Ponta Grossa que já tivemos”, acrescenta.


“O Fenata traz nesta edição um renascer, depois do tempo mais crítico da pandemia”, ressalta Adriana Rodrigues Suarez, da Diretoria de Ações Culturais. “Sentir este clima novamente acalenta o coração. Este ano teremos um Fenata híbrido, mas com certeza sintomático, provocando emoções que o teatro proporciona”.


ORGANIZAÇÃO – Nesta edição, serão apresentadas duas mostras. A Mostra Principal terá quatro espetáculos para apresentação presencial com público reduzido e gravação no Cine-Teatro Ópera, sendo dois da categoria nacional e dois da categoria regional.  


A Mostra Paralela apresentará quatro espetáculos da categoria regional, com exibição exclusivamente on-line, a partir dos vídeos enviados na realização da inscrição.


Os espetáculos serão exibidos nas redes sociais da UEPG entre os dias 09 e 12 de novembro, com um espetáculo da Mostra Principal e um da Mostra Paralela por noite. Os espetáculos permanecerão disponíveis para visualização nas redes sociais da UEPG somente até o dia 13 de novembro.


SEGURANÇA – O Fenata segue o disposto no Decreto Municipal nº 19.439/2021 e Decreto Estadual nº 8.705/2021 (e suas eventuais atualizações). As mostras principais não terão teatro lotado. 


O público poderá ocupar no máximo 50% do espaço, já que os lugares serão demarcados, e a cada desmontagem o palco será desinfetado. Tanto a organização quando equipe técnica e integrantes dos grupos serão testados antes da apresentação, com testes prévios e rápidos.


O teste prévio é exclusivamente para integrantes dos grupos da Categoria Nacional, que deverão realizar o teste de antígeno antes do deslocamento para Ponta Grossa, com realização de no máximo 48 horas antes do embarque.


O teste rápido será realizado no hall do Cine-Teatro Ópera, na chegada de cada grupo para gravação das categorias Nacional e Regional, além da equipe de produção e técnicos, sob responsabilidade da organização do Festival. Caso o profissional teste positivo para Covid-19, deverá ser substituído imediatamente.


Conforme o Plano de Biossegurança, apresentado junto à Prefeitura de Ponta Grossa, o Fenata seguirá medidas de prevenção, como uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no teatro; disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos; poltronas intercaladas para que haja distanciamento; e livreto e votação disponíveis somente on-line.


O público que assistir às apresentações presencialmente deve apresentar o comprovante de vacinação completa (2 doses ou dose única) ou primeira dose mais teste de Covid, realizado com no máximo 48 horas de antecedência. 


JÚRI – Serão concedidos dois prêmios de Júri Popular – um troféu para a Mostra Principal e um para a Mostra Paralela. A cada noite, será aberto um formulário para que o público possa enviar sua nota para os espetáculos apresentados. O formulário ficará aberto nas redes sociais da UEPG, das 21h às 22h30. O resultado de cada prêmio será obtido a partir da média aritmética das notas de cada espetáculo, com premiação no dia 13.


Programação

Os espetáculos serão exibidos nas redes sociais da UEPG no dia posterior da gravação.

08/11 (segunda-feira)

20h – Presencial: Porco Cane: uma visita! (Mostra Principal – 48 min)

09/11 (terça-feira)

19h30 – Online YouTube: Entre o Sol e a Lua (Mostra Paralela – 43 min)

20h – Presencial: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)

20h30 – Online YouTube: Porco Cane: uma visita! (Mostra Principal – 48 min)

10/11 (quarta-feira)

19h30 – Online YouTube: O Compositor (Mostra Paralela – 50 min)

20h – Presencial: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)

20h30 – Online YouTube: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)

11/11 (quinta-feira)

19h30 – Online YouTube: Arara, Gralha e Pinhão (Mostra Paralela – 34 min)

20h – Presencial: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)

20h30 – Online YouTube: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)

12/11 (sexta-feira)

19h30 – Online YouTube: Lune (Mostra Paralela – 40min)

20h30 – Online YouTube: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)

13/11 (sábado)

19h30 – Online pelo Facebook da UEPG: Encerramento e Divulgação do Prêmio Júri Popular

INGRESSOS – Os ingressos serão distribuídos gratuitamente de forma antecipada e seguindo a limitação de público, com 300 ingressos por espetáculo. Cada pessoa pode retirar até 10 convites por peça e deve fazer um cadastro de informações, caso a organização precise entrar em contato. No momento da retirada dos ingressos, também é obrigatória a apresentação do comprovante das duas doses da vacina ou teste recente contra Covid.


Os ingressos estarão disponíveis para retirada, a partir desta quinta-feira (4), no prédio da Proex (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 – ao lado da Catedral), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.


 Durante a semana do Festival, interessados também podem retirar os ingressos no Cine-Teatro Ópera (Rua XV de Novembro, 468), das 17h30 às 19h, se houver disponibilidade de ingressos. Servidores da UEPG podem retirar os ingressos na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Proex nesta quinta-feira.


Exposição apresenta a importância do patrimônio da erva-mate ao Paraná

APOIO – O 49º Fenata tem patrocínio da Gmad – Grupo Madcompen; Tratornew e Lojas MM, com incentivo da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Ponta Grossa Turística 2026; Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa; e Governo Federal, por meio da Secretaria Espacial da Cultura e Ministério do Turismo.

Fonte: AEN

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.