Camerata Antiqua encerra temporada com energia do Natal

Com brilho festivo e energia natalina, a Camerata Antiqua de Curitiba fará, neste fim de semana, o concerto final da temporada 2021. No palco da Capela Santa Maria, os músicos do grupo erudito mantido pela Prefeitura de Curitiba irão executar a obra sacra de Vivaldi, Gloria In Excelsis Deo, sob a direção musical e órgão de Fernando Cordella.

Camerata Antiqua encerra temporada com energia do Natal. Foto: Daniel Castellano/SMCS



As apresentações podem ser assistidas presencialmente na sexta, sábado e domingo (10, 11 e 12 de dezembro), ou pela transmissão ao vivo, no sábado, no YouTube Arte e Cultura ICAC. Os outros oito concertos da temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba continuam disponíveis para serem assistidos no mesmo canal da transmissão.


Para os concertos presenciais, os ingressos são vendidos pelo site Minha Entrada e na bilheteria do espaço. Devido ao distanciamento que os músicos manterão e ao número de integrantes (46 músicos ao invés de 35) , seis fileiras da plateia foram retiradas, diminuindo o número de ingressos vendidos.


Olhar diferente

As obras sacras mais populares de Antonio Vivaldi, Gloria In Excelsis Deo e Beatus Vir, serão executadas e fazem a ligação com o período natalino. No Gloria, Vivaldi exibe a riqueza e os contrastes do estilo barroco, enquanto a obra seguinte a ser apresentada é estruturada com textos do Salmo 111, ”Beatus Vir qui timet Dominum”.


Apesar do repertório ser clássico nos concertos da Camerata, o diretor musical explica que haverá percepções distintas.


“Mesmo muito tocadas as peças serão apresentadas com um approach de música antiga e historicamente bem informado. São detalhes que as pessoas vão se surpreender, bem diferente do que somos acostumados a ouvir, mais pensado na palavra”, comentou.


Para dar ênfase a riqueza da palavra fazem parte do Programa solos das sopranos Cintia de los Santos e Luísa Favero, do contratenor Paulo Mestre, do tenor Sidney Gomes e dos barítonos Cláudio de Biaggi e Marcelo Dias.


Temporada 2021

Este ano, devido a pandemia da covid-19, a Camerata Antiqua de Curitiba iniciou sua apenas temporada em agosto de 2021.


Foram oito programas e 17 apresentações que com as transmissões ao vivo alcançaram público de todo o mundo, com destaque para Japão, Argentina, Portugal e Estados Unidos.


CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA

Encerramento da Temporada


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.