Curitiba apresenta programas inovadores a comitiva italiana


Representantes da Prefeitura de Curitiba apresentaram, nesta terça-feira (25/1), uma série de projetos desenvolvidos no município a uma comitiva italiana liderada pelo embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello. O encontro faz parte do trabalho de aprofundamento das relações internacionais da capital, que tem na influência italiana uma de suas características marcantes.


Azzarello conheceu os programas de cidades inteligentes, agricultura urbana, educação e enfrentamento às mudanças climáticas, que vêm ganhando destaque internacional nos últimos anos (saiba mais sobre a Fazenda Urbana, e Cidades inteligentes). 


Durante o encontro também foram discutidas novas parcerias entre o município e empresas italianas.


"Foi um prazer discutir parcerias com Curitiba. Temos muitas similaridades e uma história em comum. Juntos vamos fazer ainda mais", afirmou o embaixador.


Homenageada com a Comenda dela Stela D´italia, a primeira-dama de Curitiba Margarita Sansone participou do encontro.


"Neste encontro reforçamos ainda mais os profundos laços que ligam Curitiba e a Itália”, afirmou o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Feijó. “Além disso, nossa parceria foi renovada e ampliada, em especial na área de cidades inteligentes, educação e agricultura urbana.” 


Relação Itália-Brasil

Em 2019, as exportações brasileiras para a Itália chegaram a US$ 3,1 bilhões (13º maior comprador). As vendas italianas para o Brasil alcançaram US$ 4,04 bilhões (10º maior vendedor). 


Alguns dos principais produtos exportados pelo Brasil à Itália (2019) foram celulose (20%); café não torrado (15%); e ouro (7,1%).


O Brasil importa da Itália medicamentos e farmacêuticos (6,9%); outros tipos de medicamentos (6,5%); e máquinas e equipamentos especializados para indústrias (5,4%).


Presenças 

  • Também participaram da reunião: Salvatore Di Venezia, cônsul-geral da República Italiana em Curitiba;  Francesco Moliterni, presidente da empresa aeroespacial italiana chamada Leonardo do Brasil Ltda; o coronel do Exército Italiano Francesco Fallica; o líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Pier Petruzziello; o secretário de Governo e presidente do IPPUC Luiz Fernando Jamur; a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi;  o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e TI, Alexandre Jarschel; o diretor-presidente do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI) Alexandre Amorim; e Walter Antonio Petruzziello, advogado oficial do consulado da Itália em Curitiba.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.