Curitiba com 65 reservas, município é referência políticas de proteção de áreas particulares

0

Nesta segunda-feira (31/1) é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Curitiba é reconhecida como referência em políticas de proteção de áreas verdes entre as capitais do Brasil. Apenas em 2021, a cidade certificou 20 novas reservas, totalizando 65 áreas verdes particulares preservadas, o que corresponde a 812 mil quilômetros quadrados. 

Foto: Daniel Castellano / SMCS



Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), Curitiba é reconhecida como referência em políticas de proteção de áreas verdes entre as capitais do Brasil. Na imagem RPPNM Airumã.

Quem afirma é o pesquisador Angelo Guimarães Simão, conselheiro da Associação de Protetores de Áreas Verdes do Paraná (APAVE) e diretor de Comunicação da Confederação Nacional de RPPNs, referência em políticas públicas para a conservação de áreas naturais particulares. 

“Em 10 anos de atuação e existência da Associação, acompanhamos Curitiba passar de três para mais de 60 reservas. Isso só foi possível graças a um grande trabalho de conjunto de cidadãos (pessoas físicas), iniciativa privada, terceiro setor e academia, com grande incentivo do poder público”, disse.


Ainda, segundo Simão, proprietário da Reserva Refúgio Carolina, em Campo Largo, na região metropolitana, as experiências desenvolvidas em Curitiba podem ser implementadas em outros grandes centros urbanos, gerando benefícios diretos para a qualidade de vida das pessoas e para a conservação da biodiversidade. 
Somente na gestão do prefeito Rafael Greca, desde 2017, foram criadas 48 reservas, o que corresponde a mais de 652 mil metros quadrados de área verde protegida, lembrou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. 

Data

O Dia Nacional das RPPNs foi instituído pela Lei Federal Nº 13.544, de 19 de dezembro de 2017. Simão contou que as reservas já possuem mais de 30 anos de história. “Foram criadas 10 anos antes do surgimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em 2000. Atualmente, são mais de 1,7 mil no país, que conservam de forma voluntária mais de 800 mil hectares de áreas naturais e biodiversidade”, explicou. No Paraná, as RPPNs chegam a 300.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.