Curitiba divulga o calendário de coleta de Lixo Tóxico para 2022

0

Que tal começar o ano cumprindo a promessa de ser mais organizado e ainda ajudar o meio ambiente? Já está no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br o calendário 2022 da coleta do lixo tóxico, que acontece, mensalmente, próximo aos terminais de ônibus da cidade.'

Foto: Valdecir Galor/SMCS (ARQUIVO)


O caminhão recebe quantidades pequenas (até 10kg por pessoa), de domicílios, sempre das 7h30 às 15h. Podem ser levados materiais como pilhas, baterias, toners de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), equipamentos eletrônicos portáteis, óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros). 


O material recebido é descarregado pelo caminhão a cada 15 dias e encaminhado a um aterro industrial para a destinação correta, conforme o tipo de resíduo. Terminais de ônibus com maior movimento recebem o descarte de até 80 pessoas por dia.


O recolhimento de lixo tóxico é gratuito e realizado desde 1998. No ano passado, os curitibanos descartaram 43 toneladas de resíduos tóxicos, cerca de 25,5 mil lâmpadas fluorescentes e 2,5 mil litros de óleo. 


Cuidados

Até o momento de levar para os caminhões, o lixo tóxico deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.


A separação incorreta, junto com o lixo domiciliar ou reciclável, ou descarte indevido podem causar contaminação do solo, da água e do ar, pela liberação de metais pesados e outros componentes químicos.

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.