Programa da UTFPR desenvolve sistema inédito de automação que gera segurança em piscinas

Equipamento tem por objetivo diminuir a quantidade de óbitos e acidentes em piscinas. A cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado em piscinas e época de verão gera alerta!



Um programa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que visa a proximidade de empresas para o desenvolvimento da inovação e novas tecnologias, oportunizou que a empresa júnior da faculdade de engenharia da instituição, Cromo Consultoria, e a CYAN Piscinas – especializada em soluções inteligentes para piscinas –, desenvolvessem um sistema inédito que zera os riscos de acidentes nestes locais. 


Para se ter uma ideia da importância do projeto, a cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado, sendo que 59% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).


O projeto - que também contou com a colaboração de outras duas empresas juniores da UTFPR, a Citi (de tecnologia) e a Júnior Design (de design) - é voltado à automação, com sensores de movimento duplos que têm como objetivo detectar qualquer anormalidade na piscina, quando a área de lazer estiver fechada, como a queda acidental de uma criança ou animal de estimação, alarmando para o perigo.


O desenvolvimento do novo produto, que está sendo colocado em prática graças ao Movimento Empresa Júnior, foi concebido pelos empresários Bráulio César Bandeira Aleixo e Marcos Antonio de Araújo, sócios na CYAN Piscinas, e que fazem o papel de indústria no sentido de serem clientes da Cromo, Citi e Júnior Design. A Curitiba foi a cidade escolhida para o lançamento por ser considerada um polo nacional de inovação.


“A segurança dentro de uma piscina merece atenção especial, então, investir em dispositivos que alertam para perigos em piscinas é uma atitude consciente de precaução”, comenta Bráulio, explicando o funcionamento do aparelho: trata-se de um dispositivo eletrônico, capaz de responder a um estímulo físico/químico de maneira específica, disparando um alarme toda vez que detecta quedas acidentais de corpos em piscinas.


Para total eficácia, o sistema tem capacidade de evitar falsos disparos em momentos de ventos e chuvas, por exemplo, ofertando maior confiabilidade ao usuário. Seus sinais elétricos são disparados, através de um alarme e, também, em forma de um sinal no celular.


A CYAN Piscinas já possui um produto no mercado que tem a mesma finalidade de salvar vidas. Trata-se do ralo de sucção, que impede que as pessoas fiquem presas. De acordo com a Sobrasa, a maioria dos afogamentos de crianças de 4 a 12 anos se dá pela sucção da bomba.


Mercado em alta: Brasil ganha importância internacional no setor de piscinas


Na visão de Bráulio César Bandeira Aleixo e Marcos Antonio de Araújo, há alguns anos, o mercado de piscinas do Brasil era bem diferente do atual: poucas informações e fabricantes, bem como raríssimas peças e opções de produtos e serviços. Mas, hoje, o Brasil, graças ao clima tropical e ensolarado praticamente todo o ano, tem grande número de construções e projetos de piscinas de alto padrão em todos os estados.


“O resultado é que o País passou a deter um dos mercados mais desenvolvidos do mundo, neste segmento, angariando a cada dia uma posição de destaque em matéria de criação, projetos e inovação. Com a parceria, nosso propósito é levar soluções de estética visual, acabamento e, principalmente, segurança, para os proprietários das piscinas e, também, para os arquitetos e projetistas, controladas à longa distância, por meio da internet, ou acionadas sem estar conectado à rede”, ressaltam os empresários.


A ideia de selecionar Curitiba, que está dentre as capitais com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, para ser a primeira cidade fonte dos investimentos da CYAN Piscinas, se deu por conta de sua localização estratégica, com fácil escoamento da produção; mercado consumidor importante; mão de obra qualificada; além do fato dela fazer parte do grupo dos cinco municípios brasileiros que mais concentram a riqueza produzida no País.


Parceria com a universidade

“As empresas juniores têm por objetivo promover a vivência empresarial através de empreendedores comprometidos, que trazem novas soluções para o mercado brasileiro. São através de parcerias como a da CYAN Piscinas, por exemplo, que nós atingiremos o propósito de crescer e fomentar a indústria local, entregando soluções de qualidade e, principalmente, desenvolvendo o aspecto profissional dos estudantes universitários”, explica Maryna Yukie Addad Ishida, diretora comercial da Cromo Consultoria, graduanda de engenharia mecânica na UTFPR.


Na visão de Eduardo Saito, presidente da empresa júnior e também graduando de engenharia mecânica na UTFPR, o Movimento Empresa Júnior é um ganha-ganha para os dois lados: empresa e universidade, “afinal, por meio do acordo, conseguimos oferecer projetos de alta qualidade com o conhecimento e base do meio acadêmico, entregando soluções a um preço acessível para as empresas, enquanto os estudantes são devidamente preparados para entrar no mercado de trabalho sênior através da vivência empresarial”.


  • Saiba mais
  • Acesse o site CYAN – Soluções de segurança e qualidade para sua piscina: cyanpiscinas.com.br


Enviado por: Engenharia de Comunicação

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.