Compagas avança em ações para desenvolver o biometano no Paraná

Compagas avança em ações para desenvolver o biometano no Paraná. Foto: Compagas

O Paraná é um dos maiores centros potenciais de produção de biogás e biometano no país, justamente pela força da indústria agropecuária em sua economia. Com atenção a este cenário, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) tem para 2022 uma série de ações que visam estimular o desenvolvimento da produção dessa energia renovável. A empresa deseja, inclusive, adquirir biometano para ampliar o atendimento em novas regiões do Estado.


Segundo o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Junior, o biometano é o melhor caminho para a geração de energia limpa e renovável a partir de matéria-prima orgânica localizada em aterros, estações de tratamento de esgoto e na agroindústria, com capacidade de abastecimento de frotas, indústrias e cooperativas.“Essa é uma fonte de energia plenamente viável para que possamos atender diversas demandas, desde o segmento veicular até indústrias que ainda não são atendidas pela rede de distribuição de gás natural e, com isso, desenvolver mercados locais em diferentes regiões do Paraná”, destaca o executivo.


CHAMADA PÚBLICA - Lamastra reforça que há previsão, no planejamento da Companhia para 2022, de lançamento de uma chamada pública específica para aquisição de biometano o, que para ele, vai estimular ainda mais o potencial de produção deste combustível de forma contínua e competitiva.


“Lembrando que o biometano é equivalente ao gás natural e, assim, podemos adquirir o gás produzido para ampliar a participação desta matriz energética no Estado e contribuir para o desenvolvimento socioambiental e econômico das cidades”, diz. “É uma oportunidade para ampliar o uso do biometano nos mercados cativos em alinhamento às práticas de sustentabilidade. Estamos preparando a Compagas para oferecer um combustível renovável aos seus consumidores”.


DESENVOLVIMENTO E PESQUISA - Atualmente, a Compagas possui pelo menos 10 projetos ligados à geração de biometano em diferentes regiões do Estado – são ações em Curitiba e Região Metropolitana, nos Campos Gerais e na Região Norte do Paraná. “Esses projetos têm o objetivo de ampliar produção do biometano e desenvolver uma fonte energética competitiva no mercado”, explica Lamastra.


“Se o gás natural é considerado o combustível da transição energética, o biometano é o caminho para fomentar uma nova economia baseada em carbono neutro e atender o anseio por combustíveis limpos e econômicos”, ressalta.


SUPORTE - Ainda segundo ele, a Compagas conta com times dedicados a dar suporte às iniciativas do setor, como forma de catalisar o desenvolvimento de análises de viabilidade a projetos que sirvam para impulsionar a geração do biometano.


A Companhia também mantém parcerias com a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) para o desenvolvimento de ações em toda a cadeia.


O foco estratégico da Compagas está exatamente em aproveitar a escala existente da geração de resíduos orgânicos das agroindústrias, estações de tratamento de esgoto (em parceria com a Sanepar), avicultura, suinocultura, aterros sanitários, entre outros, para favorecer uma geração contínua e descentralizada de energia limpa. BIOGÁS E BIOMETANO - O biometano é um combustível obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é produzido pela decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal.


Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano, que é comparável em condições técnicas ao gás natural, já que após o refino atinge alta concentração de metano em sua composição.


Já no viés ambiental e de sustentabilidade, o biometano tem características imbatíveis, por exemplo, no setor de transporte, segmento de veículos pesados – quando comparado ao diesel, as emissões de gases de efeito estufa chegam a ser até 90% menores.


SOBRE A COMPAGAS - Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Atualmente, conta com mais de 51 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

Informações da AENPR

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.