Em encontro com gestores de saúde locais, diretora da OMS reforça importância da vacinação contra a covid-19

 As vacinas contra a covid-19 são altamente efetivas para evitar casos graves, hospitalização e morte, portanto, “tem que vacinar”.


Prefeito Rafael Greca, Secretária de Saúde Márcia Huçulak e a vice-diretora da OMS, Dra Mariângela Galvão Simão no salão de atos do Parque Barigui - Curitiba, 10/02/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


A mensagem é da diretora-geral adjunta para medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Galvão Simão.


A dirigente da OMS participou de uma reunião de gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui, nesta quinta-feira (10/2), onde se encontrou também com o prefeito Rafael Greca.


“É uma alegria termos Mariângela na OMS. Suas orientações foram bem seguidas pelas nossas equipes”, disse o prefeito, que entregou a ela uma echarpe com um desenho que reproduz o Farol do Saber.


Natural de Curitiba, onde passa férias, ela, que é ex-servidora municipal e hoje vive em Genebra (Suíça), atendeu a um convite pessoal da secretária da Saúde Márcia Huçulak.


De acordo com Márcia, o encontro serviu como um importante diálogo entre uma gestora que está no epicentro das decisões da OMS relacionadas à covid-19 om os gestores da Secretária Municipal da Saúde que estão no enfrentamento diário da pandemia. “É um estímulo importante para nossas equipes”, afirmou Márcia.


A dirigente da OMS fez questão de elogiar a estratégia de combate à pandemia no município. “A gente não viveu o colapso. Em Curitiba, não faltou assistência para quem precisou”, ponderou a secretária de Saúde.


Cenário da pandemia

Ao falar sobre os desafios do combate ao coronavírus, Mariângela disse que é preciso mover os esforços da resposta emergencial para o controle sustentado. Isso implica reduzir  exposição, transmissão, morbidades e mortalidade, segundo a diretora da OMS.


“Os cientistas já trabalham em uma vacina que proteja contra todas as variantes, uma pan-vacina”, afirmou.


A diretora da OMS também falou sobre a eventual aplicação de uma quarta dose de reforço. “Pode ser que a gente venha a ter necessidade, mas não por enquanto”, advertiu. Mariângela contou que só se trabalha vacinado no prédio da organização, em Genebra, na Suíça. Ela reforçou a importância da vacinação de crianças a partir dos cinco anos de idade.


Também participaram do encontro o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o deputado federal Luciano Ducci; e o deputado estadual Michele Caputo.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.