Presidente da Ucrânia tenta evitar pânico à medida que a pressão aumenta

O presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia em Kiev este mês.Crédito...Chris Mcgrath/Getty Images


Por Andrew E. Kramer

Com a Ucrânia no centro da crise de segurança mais intensa da Europa na era pós-Guerra Fria, o presidente Zelensky está transmitindo sua mensagem de otimismo.KYIV, Ucrânia - Helicópteros de ataque russos foram vistos zumbindo a quilômetros das fronteiras de seu país no domingo. Os últimos fios da diplomacia estavam se desfazendo. Aliados evacuaram suas embaixadas, companhias aéreas cancelaram voos e um grande número de jatos particulares partiu da capital.

Para Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia e ex-ator cômico que foi eleito há três anos com uma mensagem de otimismo sobre as relações de seu país com a Rússia - algo que agora parece uma memória distante - o espaço de manobra se reduziu no fim de semana a uma pequena seleção de incertezas opções.


Durante um telefonema no domingo com o presidente Biden, Zelensky fez um convite para uma visita, para que o presidente americano pudesse “contribuir para a desescalada” com sua presença em Kiev, a capital ucraniana. Os Estados Unidos já ordenaram a saída da maioria dos diplomatas americanos, tornando improvável uma visita presidencial.


"Estou convencido de que sua chegada a Kiev nos próximos dias, que são cruciais para estabilizar a situação, será um sinal poderoso", disse Zelensky, de acordo com um relato oficial ucraniano da conversa, acrescentando que a capital ucraniana foi “seguro e sob proteção confiável”.Zelensky também agradeceu a Biden pelo apoio americano, incluindo transporte aéreo de armamentos, e disse: "Esperamos que, entre outras coisas, ajude a evitar a propagação do pânico".


O que talvez seja a crise de segurança mais intensa da Europa desde o fim da Guerra Fria parece estar chegando ao clímax, com Washington alertando que uma invasão russa da Ucrânia pode começar a qualquer momento. Mas o presidente ucraniano de 44 anos está se apegando à estratégia que segue há meses, usando todas as aparências para alertar contra o pânico e a reação exagerada, a ponto de parecer quase delirante sobre os graves riscos que seu país enfrenta.


Desde o início de sua presidência, Zelensky era visto como um novato jogando um jogo de alto risco com um oponente astuto e experiente, o presidente Vladimir V. Putin da Rússia. E as brechas se abriram com os aliados nas últimas semanas, quando Biden e líderes das grandes potências da Europa levantaram um alarme global, tratando a ameaça de uma invasão muito mais seriamente do que Zelensky fez publicamente.


Zelensky permaneceu engajado na diplomacia mesmo quando nenhum caminho claro para um acordo está em foco, enquanto instrui seus militares a sinalizar, como disse em um comunicado no fim de semana, que a Ucrânia está “absolutamente pronta para lutar”.


Aderir a uma estratégia disciplinada de relações públicas tem sido uma marca registrada do mandato de Zelensky, visto como proveniente do passado que ele e importantes assessores compartilham na indústria do entretenimento.Apoiadores dizem que ele tem pouca escolha a não ser projetar calma em qualquer circunstância, para que os ucranianos não fujam a bancos ou supermercados.

A Ucrânia está agora quase cercada por forças russas e apoiadas pela Rússia em alto nível de prontidão, com o início dos exercícios navais russos no Mar Negro no domingo completando o laço no sul. Autoridades russas disseram que não pretendem invadir a Ucrânia.


Aumentando a sensação de alarme, alguns dos principais aliados de Zelensky reduziram o número de funcionários ou evacuaram embaixadas em Kiev no fim de semana. Os Estados Unidos anunciaram uma retirada na Embaixada Americana, exceto por uma “equipe central” de diplomatas seniores, citando o risco de combate. O Canadá anunciou uma retirada de diplomatas para a cidade ocidental de Lviv.


A Rússia também disse que decidiu reduzir o pessoal de suas missões na Ucrânia.


Zelensky criticou a evacuação de diplomatas como desnecessariamente alarmista e permaneceu desafiador, minimizando a ameaça ao seu país - apesar de alguns dos movimentos militares mais sinistros na Europa em décadas.


“O melhor amigo dos inimigos é o pânico em nosso país”, disse ele a repórteres no sul da Ucrânia no sábado, onde observou um exercício de treinamento policial. Mesmo essa escolha do local foi significativa: a polícia treinou habilidades anti-motim para evitar distúrbios internos, não uma invasão estrangeira. O Sr. Zelensky pulou aparições públicas em exercícios militares também em andamento na Ucrânia.


Também no fim de semana, a companhia aérea holandesa KLM interrompeu voos para a Ucrânia, e as viagens aéreas pareciam estar em risco de forma mais ampla, já que as seguradoras das companhias aéreas reagiram aos alertas dos EUA de uma guerra iminente.

Continua... The New Iork Times


Soldados ucranianos na linha de frente no leste da Ucrânia.Crédito...Tyler Hicks/The New York Times

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.