Ao som da Camerata Antiqua, missa celebra os 329 anos da cidade

Discurso do Prefeito Rafael Greca em homenagem e agradecimento pelos 329 anos de Curitiba.



#CuritibaAno329 #MissaNaCatedral

Uma missa solene na Catedral Basílica de Curitiba, celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, marcou nesta terça-feira, 29 de março, o aniversário de 329 anos de Curitiba. 

Com sorriso no rosto e emocionado com a possibilidade de dispensar o uso de máscaras na cidade, o prefeito Rafael Greca acompanhou a celebração ao lado da primeira-dama Margarita Sansone e do vice-prefeito Eduardo Pimentel. 

Ao meio-dia, os sinos da igreja soaram em homenagem à cidade. Em seguida, a missa começou embalada pela Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de música erudita da Fundação Cultural de Curitiba, regida pela maestrina Mara Campos.  

“Viemos aqui para agradecer, porque o Senhor nos fortaleceu. Também choramos os nossos mortos e, de sobremaneira, dizemos que agora vale um sorriso para a vida, agora vale o sorriso”, comemorou o prefeito ao lado de Margarita.

Com a melhoria significativa dos indicadores da pandemia, Curitiba retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras também em ambientes fechados, com exceções para os serviços de saúde. A nova regra do decreto municipal 420/2022, passou a valer nesta terça-feira (29/3).

“Que cada um respeite o seu próximo e tenhamos compaixão para construir uma cidade cheia de paz e alegria”, finalizou Greca.

A missa

A celebração foi aberta ao som da imponente obra de Georg Friedrich Händel (1685-1759), o Oratório Messias. Ao longo da missa, a Camerata executou músicas de compositores como Antonio Vivaldi (1678-1741), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Em tom de encerramento e de comemoração, o Hino de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Luiz Eulógio Zilli e versos do padre Leonardo Starzynski, e o Hino de Curitiba, de Bento Mossurunga (1879-1970) elevaram o espírito do aniversário da cidade.

Dom Peruzzo lembrou a felicidade em viver em Curitiba. “É uma grandiosa oportunidade celebrar a missa num momento final de tanta dor e olhar para o futuro com esperança”, disse o arcebispo. Dirigindo-se ao prefeito, desejou-lhe continuação no trabalho impecável feito na capital paranaense.

“Quem visita outras cidades do porte de Curitiba se encanta ainda mais com a sua própria casa, há tantas maravilhas que os encantos se multiplicam a cada vista”, disse dom Peruzzo.

  • Acompanharam a celebração a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; as secretárias municipais da Comunicação Social, Cinthia Genguini, da Educação, Maria Sílvia Bacila, da Saúde, Márcia Huçulak; e do Meio Ambiente, Marilza Dias; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, e a coordenadora de música, Janete Andrade. Os vereadores Tico Kuzma e Serginho do Posto também compareceram.
  • (Informações da SMCS)

Curitiba 329 Anos

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.