Embaixador do Japão conhece projetos nas áreas de transporte e sustentabilidade


O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, receberam nesta quarta-feira (16/03), no Palácio Solar 29 de Março, a visita do novo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.


A visita teve como objetivo estreitar ainda mais o relacionamento da capital paranaense com o país oriental, principalmente nas áreas de desenvolvimento sustentável, tecnologia, gestão de catástrofes e envelhecimento da população, fato que já ocorre no Japão há alguns anos.


“O povo curitibano louva essa amizade entre o Brasil e o Japão e, mais do que isso, louva os vínculos entre a nossa cidade e o Japão, que há mais de 50 anos mantém laços estreitos com o país do oriente”, afirmou Greca.

 Foto: Ricardo marajó/SMCS

Prefeito Rafael Greca de Macedo, acompanhado da Primeira Dama Margarita Sansone, recebe no Palácio Solar 29 de Março a visita do novo Embaixador Japonês no Brasil Sr.Teiji Hayashi


Acompanhado de sua comitiva, o embaixador visitou pontos turísticos da capital e também o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde pode se inteirar dos projetos que estão sendo desenvolvidos em Curitiba, como a Pirâmide Solar, o Bairro Novo do Caximba e também os novos projetos do transporte público.


“Fiquei impressionado com o que vi em Curitiba, uma cidade moderna, limpa e que lembra muito o que temos no Japão. Esse encontro abre ainda mais portas para que nossos países desenvolvam projetos juntos. Agradeço também aos mais de 150 mil descendentes japoneses que honram nossa tradição aqui em Curitiba”, concluiu Hayashi.


Apresentação

O embaixador também assistiu a uma apresentação do Trio Sons Nikkei, formado pelo violonista João Egashira, pela pianista Lilian Nakahodo e pela cantora e flautista Saemi Murakami. Eles mostraram uma mistura das músicas japonesa e brasileira.


Também fez uma apresentação o pianista curitibano Thiago Teixeira, com Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk.


O prefeito presentou o embaixador japonês com o Tigre de Bronze, réplica da escultura do artista João Turin.


Presenças

A comitiva japonesa também contou com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, o vice-cônsul Cultural, Sotaro Higaki, a assessora do consulado em Curitiba, Kubomi Kajiwara, e o terceiro secretário da Embaixada do Japão, Yasunori Mori.


Também participaram a deputada estadual Maria Victoria, o deputado federal Luiz Nishimori, o vereador Nori Seto, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, as secretárias da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da Comunicação Social, Cinthia Genguini, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o assessor especial de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.