Feira de Inovação leva startups e governo digital de Curitiba para Rua XV de Novembro

Curitiba celebra seus 329 anos não com um, mas com dois eventos de inovação e cidades inteligentes nas próximas duas semanas. A programação integra a agenda de aniversário da capital e começa, nos dias 18 e 19 de março, com a 3ª Feira de Inovação de Curitiba, que irá levar para o calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, produtos e serviços do Vale do Pinhão.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS



O evento gratuito mostrará, em primeirão mão para a população, inovações da capital que serão apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2022, versão brasileira do maior evento de cidade inteligentes do mundo, que ocorre nos dias 24 e 25 de março.


Em uma tenda gigante na Rua XV de Novembro, próximo ao relógio e à Praça Osório, a Feira de Inovação de Curitiba vai reunir inovações do Vale do Pinhão, movimento do município e o ecossistema de inovação responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital.


Serão 32 estandes com iniciativas de startups, universidades, hubs de inovação, entidades de fomento ao empreendedorismo de impacto, representantes da economia criativa, ONGs de impacto social e da Prefeitura.


“A Feira de Inovação vai aproximar os cidadãos da discussão sobre cidades inteligentes e também será um aperitivo do que a cidade vai expor, na semana seguinte, no Smart City Expo Curitiba 2022”, antecipa Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela organização da Feira de Inovação.


Curitiba inteligente

A população poderá conhecer várias iniciativas de cidades inteligentes da Prefeitura, como os Faróis do Saber e Inovação móveis; impressoras 3D do Fab Lab Cajuru, primeiro espaço público de prototipagem do país com chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); câmeras de uniformes e veículos da Guarda Municipal que integram a Muralha Digital; hortas para pequenos espaços da Fazenda Urbana de Curitiba; e serviços que já estão na mão dos curitibanos e tornam a cidade exemplo nacional em governança digital (aplicativos Saúde Já, 156 e Curitiba App, alvará on-line, Procec, E-cidadão, Estar Digital e Guia Curitiba).  


Além disso, o público poderá apreciar carros elétricos de montadoras, veículos com maior eficiência energética construídos por estudantes de universidades e soluções inovadoras de startups do Vale do Pinhão, em áreas como saúde, realidade virtual na educação e treinamento, inteligência artificial e inspeção remota e pagamento em sites de compras estrangeiros.


Durante a Feira de Inovação, também será feito o sorteio do Grande Prêmio de Aniversário do Nota Curitibana, no valor de R$ 150 mil.


Semanas da inovação

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, a Feira de Inovação de Curitiba volta ao calçadão da Rua XV de Novembro. As duas primeiras edições ocorreram em 2019 e, como naquele ano, o evento integra a programação de aniversário da capital, que se estende durante todo o mês de março.


Além da Feira de Inovação, nos dias 24 e 25 de março os olhos do mundo se voltam mais uma vez para a capital, que sediará a terceira edição do Smart City Expo Curitiba. Versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o fórum internacional deverá receber cerca de 15 mil visitantes e irá reunir especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.


O Smart City Expo Curitiba 2022 irá ocorrer, no Expo Barigui, e será dividido em duas áreas, o congresso e a feira de soluções inteligentes, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da cidade que irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.


A Feira de Inovação e Smart City Expo Curitiba 2022 integram, além da programação de aniversário, a agenda especial do Movimenta Curitiba, promovida por todo o ecossistema para comemorar os 329 anos da capital. Os eventos têm apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.


  • Serviço: Feira de Inovação de Curitiba
  • Data: dias 18 e 19 de março
  • Horários: dia 18/3 (sexta), das 9h às 19h; e 19/3 (sábado), das 9h às 13h.
  • Local: calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao Relógio e à Praça Osório, no Centro

Informações da SMCS


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.