Fórum nacional de mobilidade urbana debate transporte público


Secretários e dirigentes das áreas de transporte coletivo e trânsito se reúnem em Curitiba, nos dias 22 e 23 de março, no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O evento antecede a reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Smart City Expo, que também acontecem na cidade na próxima semana.


Essa é a primeira reunião presencial do fórum desde o início da pandemia e vai debater temas como eletromobilidade, segurança viária, uso e abertura de dados do transporte coletivo e ainda descarbonização do transporte. Além de visitas técnicas, apresentações e discussões, os participantes conhecerão também o projeto do novo Inter 2.


O objetivo do fórum é “permitir aos secretários e dirigentes trocarem informações e experiências, conhecerem novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito, e discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais”, lembra o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.


“As reuniões tornam-se um lugar para troca de experiências sobre o que está sendo feito em diferentes cidades, e os participantes fazem articulação com órgãos nacionais”, acrescenta.


Programação

Na terça-feira (22/3), o Projeto AcessoCidades - cofinanciado pela União Europeia e coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália) - promoverá visitas técnicas no período da manhã na Rua Voluntários da Pátria, no Eixo Norte do sistema BRT e na Muralha Digital.


À tarde, haverá apresentações e discussões no auditório da Urbs. Os temas serão Eletromobilidade, Projeto Inter 2, uso e abertura de dados públicos do transporte, governança metropolitana e segurança viária. O projeto AcessoCidades tem o apoio de Urbs, Setran, Ippuc e Comec.


São esperadas 30 pessoas, dentre elas uma delegação de diretores e secretários de mobilidade urbana de cidades italianas e espanholas - como Barcelona, Pontevedra e Parma além de outras autoridades de entidades que fazem parceria com o Fórum.


Na quarta-feira (23/3) acontecerá a 109ª Reunião dos Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, promovida pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos, no Salão de Atos do Parque Barigui.


Pela manhã ocorrerá um painel conduzido pelo secretário nacional da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico de Moura Carneiro, que abordará segurança viária, visão zero (conceito que trabalha o desenvolvimento de um sistema viário que antecipe problemas e priorize a vida humama), estratégias e ferramentas para redução de mortes e lesões no trânsito.


No período da tarde, serão três temas ligados ao transporte público: descarbonização dos transportes, governança metropolitana e uso de dados abertos para gestão do transporte público. São esperadas 100 pessoas, dentre secretários de mobilidade urbana de todo o País, delegação internacional com representantes da Espanha e Itália, além de representantes dos Detrans das 27 unidades federativas.


O fórum, que nesse ano tem a Urbs como anfitriã, conta com o apoio e patrocínio de empresas como Volvo e Dataprom.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.