Com reforço na iluminação, Praça Renato Russo está mais atrativa aos moradores do Uberaba

0

Nova iluminação na Pça Renato Russo, no Uberaba. Curitiba, 19/04/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

Mais uma praça da cidade ganhou reforço na iluminação, com novos equipamentos em tecnologia LED, e ficou mais atrativa e segura para os frequentadores. Desta vez, são os moradores do bairro Uberaba que comemoram melhorias realizadas no sistema luminotécnico da Praça Renato Russo, localizada na Rua Velcy Bolívar Grandó, ao lado da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan.


Referência em área de lazer para os moradores da Vila Icaraí, a praça abriga academia ao ar livre, canchas de areia e parquinho e agora pode ser frequentada também no período noturno. Para deixar o espaço mais claro e ao mesmo tempo reduzir o consumo de energia elétrica, equipamentos mais adequados ao local e mais potentes substituíram postes e luminárias.


O antigo superposte com quatro luminárias de 400W de vapor de sódio foi retirado e substituído por três superpostes com luminárias modelo MR-13 de 90W e quatro luminárias decorativas (MR-06) de 40W.


Diferentemente das lâmpadas antigas, que emitem vapores de gases, os modelos em LED não são prejudiciais ao meio ambiente.


“Iluminamos mais e com menor custo. Substituímos lâmpadas que emitem gases por luminárias em tecnologia LED que, além de representar economia de energia, possibilitam uma melhor distribuição da luz”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.


As mudanças foram bem recebidas pelos moradores. Leonel Cosme Campos, o Chinha, como é conhecido pela vizinhança, faz carretos de mudança e seu ponto de referência para os clientes é a praça, onde ele deixa estacionado o caminhão à espera dos chamados para o trabalho. Para ele, a nova iluminação teve impacto positivo tanto na qualidade de vida quanto na parte profissional.


“A coisa mais linda é ter essa praça clarinha. Afugentou os malandros que se reuniam nos fins de tarde e trouxe para cá quem é de bem, os que usam a praça de forma adequada”, conta Chinha.


Iluminação sustentável

Executados no início deste mês sob a coordenação do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), os serviços na Praça Renato Russo integram o programa da Prefeitura para garantir iluminação moderna e sustentável em toda a cidade.


Em parques e praças das dez administrações regionais já foram feitas mais de 655 revitalizações, desde 2017. Somente no ano passado, 120 locais ficaram mais claros. Os avanços no parque de iluminação pública podem ser percebidos por toda a cidade.


“Curitiba já conta com 77 mil pontos de luz de LED, o que representa 48% do total da iluminação pública, quantitativo que garante aos bairros das dez administrações regionais mais segurança, beleza e economia a partir do menor consumo de energia”, explica o diretor do departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.


Manutenção

A cidade possui aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública e a manutenção e modernização do sistema é constante. O cidadão é um grande aliado no processo de manter a cidade bem iluminada.


Ao identificar uma lâmpada apagada, piscando ou que permanece acesa durante o dia basta acionar a Central de Atendimento 156. A solicitação pode ser feita pelo telefone (156), via Central de Atendimento 156 (chat online), com link em Serviço online e pelo aplicativo Curitiba 156. Esta plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e para Iphones na loja App Store.

(INFORMAÇÕES DA SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.