No Portão, Museu Municipal de Arte ganha nova iluminação cênica


Guardião de coleções de Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami, entre outros importantes artistas, o Museu Municipal de Arte (MuMA) ganhou nova iluminação cênica, com equipamentos em tecnologia LED RGB, potentes, econômicos e que mudam as cores ao iluminar. O tradicional endereço cultural do bairro Portão agora tem sua presença no espaço urbano da cidade destacada pelos modernos equipamentos que usam o brilho colorido da luz para ressaltar a arquitetura e a importância do espaço.


A nova iluminação foi oferecida à cidade como parte da programação de entregas pelos 329 anos de Curitiba, no mês de março. O MuMA também integra o conjunto de dez endereços da cidade contemplados pelos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba e Rosto da Cidade, de revitalização de áreas urbanas.


“O MuMA se junta a outros monumentos da cidade com iluminação dinâmica, que pode ter a cor trocada para campanhas de conscientização social ou em comemorações festivas”, diz o prefeito Rafael Greca.


Os 12 projetores com lâmpadas de vapor metálico de 150W que existiam no local tornaram-se ultrapassados e foram substituídos por seis projetores LED de 28W, mais econômicos e eficientes.


Os novos projetores têm temperatura de cor branco quente (3000K) e dão destaque aos pilares da edificação. Na parte interna da estrutura de concreto foram instalados 48 projetores LED de 60W direcionáveis, do tipo RGB, que alteram as cores das luzes conforme programação, criando destaque luminotécnico com a incidência e a reflexão da luz na estrutura de vidro do museu.


Os serviços foram coordenados pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.


Trabalho artístico

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca a importância do programa que usa a iluminação para valorizar patrimônio, cultura e história da cidade.


“É um trabalho artístico executado a partir de projetos individuais para cada endereço, para tornar os locais ainda mais atraentes e fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento local”, diz Rodrigues.


Para Adalberto Fonseca, light designer do Departamento Iluminação Pública, a execução do projeto de nova iluminação para o espaço foi um desafio cujos resultados atingiram o objetivo desejado: assegurar um sistema moderno de iluminação cênica para o museu.


“Curitiba é uma cidade que respira cultura e inovação, nada mais justo que contemplar o lindo museu com o que há de mais moderno em iluminação cênica. O MuMA, além de cultura, agora traz consigo inovação e valorização da sua bela arquitetura”, explicou Fonseca.


Destaques em toda a cidade

O novo pacote de iluminação cênica de monumentos e prédios históricos da cidade começou em dezembro do ano passado, com projetos executados na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Igreja dos Capuchinhos (Mercês) e na Igreja Matriz São José e Santa Felicidade (Santa Felicidade).


Em março deste ano foram entregues novas iluminações cênicas na Praça 29 de Marco (Mercês), com destaque ao mural que conta a história da cidade, do artista Poty Lazzarotto; no Portal de Santa Felicidade, que retrata elementos das construções típicas do bairro fundado por imigrantes italianos; o obelisco da Praça 19 de Dezembro (Centro), marco do centenário da emancipação do Paraná; além das igrejas Imaculado Coração de Maria (Rebouças), São Vicente de Paulo (São Francisco), Bom Jesus dos Perdões (Praça Rui Barbosa) e Nossa Senhora Auxiliadora (Mercês). Todas as igrejas que foram iluminadas pertencem aos patrimônios históricos da cidade. 


A história do MuMA

O Museu Municipal de Arte (MuMA) fica na Avenida República Argentina, ao lado do Terminal Portão, e foi inaugurado em 5 de maio de 1988, reunindo aproximadamente 3.800 obras. O local integra o complexo do Portão Cultural, antigo Centro Cultural Portão.


Em 2000, o acervo foi enriquecido com a aquisição, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de 94 obras de 12 artistas paranaenses: Dulce Osinski, Edilson Viriato, Eliane Prolik, Fábio Noronha, Geraldo Leão, Yiftah Peled, Jarbas Schünemann, Karina Weidle, Laura Miranda, Luciano Buchmann, Rogério Ghomes e Newton Goto.

(Informações da SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.