Paraná analisa empresas com ideias inovadoras e aplicabilidade cotidiana

 Comissão formada pela Celepar, SGI do Governo do Estado e Assespro-PR analisou 17 empresas com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas no estilo E-govs que facilitem, agilizem e democratizem a vida do cidadão. Acompanhe as que eles analisaram.


O Paraná desponta entre os estados brasileiros líderes quando o assunto é tecnologia. É celeiro de inovação não só em soluções, mas em todas as verticais e caminha para se tornar o melhor ecossistema de tecnologia da informação (TI) da América Latina até 2025.


No intuito de conhecer as soluções que podem ser aplicadas na vida cotidiana de maneira ampla e desburocratizar processos comuns à rotina pública, empresários de diferentes ecossistemas de inovação, mas com foco na gestão pública, apresentaram seus produtos ao Governo do Paraná, atendendo um convite feito por meio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), da Superintendência Geral de Inovação (SGI) e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR). O resultado foi surpreendente. “Pontuamos algumas soluções únicas no País, o que nos deixa muito orgulhosos e com mais energia para acelerar cada vez mais esse processo de transformação digital, e tudo isso com um olhar focado no cidadão, que é o maior beneficiado com esse movimento, tendo em suas mãos desde uma maior oferta de serviços até a transparência resultante dessas tecnologias”, destacou Thiago Silva, coordenador de Desenvolvimento de Projetos da Casa Civil.


Quinze empresas foram ouvidas pela organização do pitch, todas já consolidadas nas áreas de E-GOV, com portifólio e cases em vários municípios do Paraná e, também, do Brasil. As ideias apresentadas, por já estarem em níveis avançados de solução e consolidadas para implantação, deverão ser acolhidas pelo Estado do Paraná. “O que poderá agregar e ofertar com mais rapidez serviços aos órgãos governamentais, assim como aos municípios”, comenta Silva. Isso vai acontecer através de parcerias entre as empresas e o Governo; nesse formato, o modelo de contratação de serviços se torna mais inteligente e viável aos órgãos públicos. “Tendo maior confiabilidade nos serviços e agilidade desde a contratação até a implantação”, defende o coordenador na Casa Civil.


Quando uma ideia é boa, precisa ser compartilhada. Esta é a máxima defendida por Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR. Ribeiro entende a área de TI como sendo de utilidade máxima, para todas as pessoas. “Temos empresas excelentes capazes de apresentar soluções para melhorar a vida do cidadão nas atividades de agronegócio, de saúde, de segurança, de educação”, defende.Essa edição especial do pitch teve como foco, também, identificar startups como modelo de negócio consolidado, que podem de fato apresentar soluções para temas de interesse do Estado e identificar futuros possíveis parceiros para fazer negócios com a Celepar e o Governo Estadual. 



CONHEÇA AS EMPRESAS COM IDEIAS INOVADORAS NO PARANÁ:


Estar Digital


Plataforma (https://estardigital.com.br/) com um sistema de automação completo que permite a compra de créditos e a utilização do estacionamento rotativo pelo celular ou ponto de venda, além de permitir a consulta de histórico, irregularidades e pendências do veículo.


Tentech Brasil


Com a proposta de revolucionar a eficiência na gestão pública, a plataforma (https://tentechbrasil.com.br/) centraliza e organiza todas as informações da Prefeitura através de dashboards (painéis digitais) em tempo real.


Tree Tools


A plataforma BotFromBot (http://www.botfrombot.com.br/), da Tree Tools, oferece chatbots criativos para uso em áreas como ensino a distância, atendimento comercial e atendimento ao turista (33 idiomas com tradução automática). Em apenas 20 horas de conversa com um chatbot criativo, qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, poderá treinar seu próprio chatbot e ter suas demandas de atendimento automatizadas e integradas aos canais já existentes. Novos modelos de chatbots criativos podem ser produzidos e compartilhados em até 40 horas, permitindo que qualquer área do município possa ser atendida de modo inteligente, escalável, com rapidez e baixo custo.


Automa Vision Tecnologias de IA


A plataforma (http://www.automa.com.br/) coleta e interpreta dados e serviços de inteligência artificial implantando Gêmeos Digitais Inteligentes. É voltada para diversas verticais, com foco principal nas cidades inteligentes. Com aplicações específicas, prefeituras, por exemplo, podem fazer fiscalização, cadastramento imobiliário, planejamento urbano, entre outros serviços. Para o universo agro, cerca de 40 serviços estão também disponíveis.


EngeGOV


A plataforma EngeGOV (http://www.engegov.com.br/) fornece um controle completo das obras em fase de projeto e execução, permitindo que os gestores possam desenvolver com rapidez e assertividade seus projetos até a entrega final da obra. Com ferramentas de desenho 3D e controle WEB e Mobile, o gestor pode, em tempo real, visualizar o andamento das obras, prazos contratuais, custos aplicados no período, tudo com fotos e imagens a partir do smartphone. A população poderá acompanhar as obras do município a partir do portal da transparência, e o gestor terá a certeza da prestação de contas junto a tribunais de contas, plataformas governamentais e bancos de fomento.


Sauí


A consultoria (http://www.saui.com.br/) ajuda a construir e melhorar processos de investimento social de grandes empresas. É especialista em doações via renúncia fiscal, com CUSTO ZERO. Assessoria, outsourcing, treinamentos e ferramenta de gestão formam um mix completo de soluções que agregam valor à marca e dão mais agilidade, transparência e compliance. Dentro da consultoria, existe também a Apporte (https://apporteisp.com/), uma plataforma de gestão para editais públicos e privados que gerencia ações de patrocínios diretos e incentivados, de forma simples e prática. O objetivo é facilitar a rotina dos usuários, gerando economia de tempo, segurança e mais governança nos aportes dos investidores.


Cooltivando


A Cooltivando Vida (https://cooltivando.com.br/) é uma prestadora de serviços que atua com software próprio para gerar a implantação e gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), direcionado ao desenvolvimento socioeconômico de pequenas e médias agroindústrias familiares. Com foco na legalização digital de produtos processados de origem animal e vegetal, proporciona maior agilidade às prefeituras e ao setor público, gerando emprego, renda, valorizando a cultura e mercado locais.


Mapperidea


A Mapperidea (https://www.mapperidea.io/) é uma máquina desenvolvedora de software que mescla conhecimento humano e tecnologia. Profissionais das áreas de negócios e TI “ensinam” essa máquina e, a partir disso, a plataforma codifica o software atingindo uma produtividade até 16 vezes maior que o desenvolvimento tradicional. Além disso, a Mapperidea traz alguns diferenciais, como Soberania Tecnológica, Treinamento Específico, Patrimônio Intelectual, Prova de Futuro e um ROI de 279%, para quem usa a metodologia e a ferramenta. A plataforma agrega valor às empresas que desenvolvem software e aos setores do Governo que precisam realizar a transformação digital do setor público para trazer benefícios aos seus clientes e cidadãos.


Metropolys


A Plataforma Metropolys (https://metropolys.com.br/) é para gestão e integração das cidades inteligentes. A plataforma faz todo o processo de gestão com as secretarias e agências municipais, atuando de forma cooperada e não isolada, dando aos gestores municipais uma visão unificada e em tempo real das cidades. Ainda, a Metropolys é capaz de integrar e monitorar dados, informações, sensores, sistemas e bases de dados, resultando em uma melhor gestão pública municipal, pela otimização de recursos e melhoria na qualidade da gestão.


Elotec


A empresa (http://www.elotech.com.br/) é focada em tecnologia para a Gestão Pública e tem como propósito a melhoria na qualidade de vida da sociedade, disponibilizando tecnologia de ponta e inovação para entidades públicas. Oferece sistemas robustos, flexíveis e totalmente integrados, facilitando a administração, gerando eficiência e transparência nos processos.


IT2M


É uma solução (http://www.it2m.com.br/) para gerenciamento dos serviços de TI ou demais serviços compartilhados. Também oferece recursos que facilitam a gestão e possibilitam um ambiente de melhoria contínua, com o acompanhamento de indicadores de desempenho dos processos. O IT2M possibilita a criação de novos processos, como projetos e sprints, e pode ser utilizado para gerenciar processos de toda a empresa. Nasceu inicialmente para atender a gestão dos serviços da área de TI, porém, a plataforma de gestão permite diversas aplicações, fundamentada nas práticas de mercado, como ITIL, PMBOK e COBIT.


MV Sistemas


A missão da MV (http://www.mv.com.br/) é tornar a saúde mais eficiente e, para isso, a empresa oferece soluções inovadoras que vêm mudando o cenário da gestão de centenas de instituições. Pioneira em diferentes momentos, traz conceitos como a informatização de unidades de saúde, prescrição eletrônica, saúde sem papel e transformação digital.


IDS Software


Conta com soluções de tecnologias avançadas e tem como foco tornar mais eficiente e humanizado os serviços públicos. As áreas de atendimento municipais que a IDS (https://ids.inf.br/) desenvolve sistemas são: Saúde, Social, Educação e Cidadão.


BenjiMED Saúde


É uma empresa especializada na Gestão da Saúde Pública desde 2013. Pela plataforma são atendidos mais de três milhões de pacientes por ano em seis estados brasileiros. O foco da marca (http://www.benjimed.com.br/) é voltado para a transparência, redução de custos e, o principal, a redução das filas de espera, comprovada em todos os tipos de unidade de saúde – UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospitais e UBS (Unidade Básica de Saúde).


 


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.