Paraná registra menor temperatura do ano na região Sul

0


O município de General Carneiro, no extremo Sul do Estado, registrou a menor temperatura do ano e do Estado na manhã desta sexta-feira (15). Os registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam temperatura de 0,8ºC na cidade.


Curitiba também registrou uma das menores temperaturas do ano já registradas na Capital, com 10,9ºC. A menor registrada em 2022 foi em março. O amanhecer gelado da Sexta-Feira Santa é explicado pelos meteorologistas como resultado da primeira onda de frio sobre o Paraná, entre a madrugada e o amanhecer.“A incursão de uma massa de ar fria e seca favorece o declínio das temperaturas em todo o Estado. Nas regiões da metade Sul do Paraná, diversos municípios registraram temperaturas abaixo dos 10ºC, sendo a primeira onda de frio do ano”, disse a meteorologista do Simepar, Lidia Mota.


Além de General Carneiro, também apresentaram as menores temperaturas, com valores abaixo dos 5ºC, as regiões de Palmas (3,0 °C), Guarapuava (3,8 °C) e Inácio Martins (4,3 °C).


A onda de ar frio e seco provoca a diminuição da nebulosidade, deixando o tempo estável, com isoladas ocorrências de chuvas fracas. Durante a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira, foram identificadas chuvas fracas nos municípios do Litoral do Paraná, condição que deve permanecer durante a sexta-feira e o sábado do feriado.PREVISÃO – Neste sábado (16), a massa de ar frio e seco segue atuando sobre todas as regiões paranaenses. Será mais um dia de tempo estável em grande parte do Estado, com sol e condições favoráveis para alguns chuviscos isolados somente no Litoral, no decorrer do dia.


O amanhecer ainda será com temperaturas baixas nas diversas regiões, com condições ainda favoráveis para formação de geada no Sul do Estado. As informações sobre a previsão do tempo e ocorrências de chuvas e geadas podem ser acompanhadas no site do Simepar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.