Schevchuk: ofereçamos a Santa Missa pela vitória do bem sobre o mal na Ucrânia

"Neste domingo peço a todos, a todos os cristãos, para irem aos seus templos, rezarem pela Ucrânia e pelo povo ucraniano. 

Ofereçamos a Santa Missa pela vitória do bem sobre o mal na Ucrânia. 

Pela libertação da terra ucraniana do invasor injusto (...). Nestes dias na Ucrânia, são revelados terríveis crimes dos ocupantes".

 (Arcebispo-Mor de Kiev, Igreja Greco-Católica)

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 10 de abril de 2022, e a Ucrânia está vivendo 46 dias de resistência a esse ataque e agressão nacional na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O povo ucraniano sente que esta guerra não é uma guerra contra uma estrutura estatal concreta ou contra uma parte específica da sociedade ucraniana. É uma guerra total para destruir todo o nosso povo.

 Podemos ver pelos resultados, pelos frutos das ações dos invasores em nossa terra.

O último dia e a última noite foram momentos de operações de combate ativas na Ucrânia. Nossas cidades e povoados novamente tremeram à noite. 

Mais uma vez, sangue e lágrimas correram pelo solo ucraniano. Nosso Kharkiv resiste bravamente. Nos arredores de Kharkiv, se defendem bravamente contra o agressor. 

Batalhas muito difíceis estão sendo travadas no sul da Ucrânia. 

A cidade mártir de Mariupol defende-se bravamente, e a província de Kherson resiste corajosamente aos ocupantes e aguarda sua libertação pelo exército ucraniano.

Estamos rezando especialmente por Odessa, onde um toque de recolher de 24 horas foi imposto hoje. E embora hoje seja domingo e todos nós nos apressamos em ir aos nossos templos para assistir à Divina Liturgia, hoje os fiéis de Odessa não poderão fazê-lo. É por isso que hoje rezamos particularmente pela cidade de Odessa. Para esta cidade no Mar Negro que é a pérola especial da Ucrânia.


Neste domingo peço a todos, a todos os cristãos, para irem aos seus templos, rezarem pela Ucrânia e pelo povo ucraniano. Ofereçamos a Santa Missa pela vitória do bem sobre o mal na Ucrânia. Pela libertação da terra ucraniana do invasor injusto. 

Hoje em dia, especialmente no domingo, os cristãos vão aos seus templos para cumprir de maneira especial os três mandamentos de Deus no Decálogo. 

O Senhor Deus diz ao seu povo: “Eu sou o Senhor, teu Deus, não terás outros deuses diante de minha face; não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em prova de falsidade; lembra-te de santificar o dia do Senhor..”. 

Esses três mandamentos definem nossa atitude em relação ao nosso Deus, ao nosso Criador e Salvador. Eles protegem essa relação vital de cada pessoa, de cada criatura com seu Criador, com a fonte de nossa vida, de nossa existência, com a fonte de nossa força e com a fonte de nossa vitória.

Nestes dias na Ucrânia, são revelados terríveis crimes dos ocupantes. E precisamente hoje, domingo, gostaria de recordar um acontecimento que chocou todos os crentes. 

Na região de Chernihiv, no povoado de Lukashivska, na Igreja Ortodoxa da Santa Ascensão, que é um monumento arquitetônico, os ocupantes estabeleceram sua sede. 

Eles desonraram o templo ortodoxo. Lá eles interrogaram e torturaram pessoas... E hoje vemos dezenas de cadáveres de ucranianos inocentes ao redor desta igreja. 

Aqueles que se autodenominam cristãos ortodoxos profanaram o templo e o lugar onde deveriam ter honrado o nome de Deus, transformando-o em local de tortura, zombaria e assassinato.

Ó Senhor, ajuda-nos a respeitar o nosso relacionamento contigo. Ajude-nos a ser bons filhos teus. Ajude-nos a honrar, a celebrar o Dia Santo da maneira que esperas que façamos.

Neste dia rezamos: Ó Deus, abençoe o povo ucraniano. Dê a vitória aos militares ucranianos. Proteja a vida dos civis. Oh Deus, abençoe a Ucrânia

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

  • Svyatoslav +
  • Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
  • 10.04.2022

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.