Curitiba e cidades do Sul querem transformar a região no principal polo tecnológico do Brasil


Nesta quarta-feira (4/5) as cidades de Curitiba, Florianópolis, Joinville, Caxias do Sul e Porto Alegre firmaram um memorando para estabelecer as bases de cooperação mútua em temas relacionados a valorização, fortalecimento e atração de novos negócios para a região sul do Brasil, bem como a atração de talentos e de investimentos públicos e privados para as cidades pertencentes a esta região.

O memorando será base para instituição de um futuro programa de integração chamado Techroad, que vai unir as cinco cidades para aumentar suas ações de atração, geração e retenção de negócios, bem como de evolução de suas matrizes econômicas inovadoras e de base tecnológica, o que também contribuirá para o desenvolvimento social das cidades.

Cris Alessi

A assinatura do acordo foi durante o painel The Techroad the Booming South, no South Summit Brasil, evento internacional de inovação que começou hoje e vai até sexta-feira (6/5), em Porto Alegre. A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, representou o prefeito Rafael Greca no evento e destacou a importância do acordo para a região sul.

“O Techroad pode ser chamado de uma inovação social, pois se propõe a fazer com que as cidades que o compõem se abracem e realizem atividades conjuntas em favor de seus cidadãos”, disse Alessi. “São cinco cidades inovadoras e com potencial para, juntas, transformarem a região sul no principal polo tecnológico do Brasil”, completou.

Techroad

O Techroad tem como missão formar um polo macroregional de alto impacto para integrar e articular a atuação e as capacidades dos ambientes regionais de inovação mais importantes do sul do país, visando acelerar a formação e atração de talentos e investimentos; compartilhar ações, iniciativas e boas práticas; induzir e apoiar a multiplicação e qualificação dos negócios inovadores; desenvolver estratégias conjuntas de aceleração da inovação, atuando sinergicamente para divulgar e explorar o potencial dos atores de inovação no âmbito de influência das cidades.

Entre as estratégias estarão ações para acesso ao capital, integração de programas, compartilhamento de informações, programas de treinamento e educacionais, articulação de projetos estruturantes, benchmarking de gestão pública, integração do calendário de eventos e missões conjuntas.

South Summit

A South Summit é uma das maiores feiras de inovação e empreendedorismo do mundo. O evento promove encontros entre startups e investidores em oficinas, palestras e estandes onde empresas apresentam produtos inovadores com o objetivo de construir um ambiente que favoreça novos negócios.

A edição do South Summit em Porto Alegre é vista com grande atenção por conta dos efeitos econômicos que o evento provocou em Madri, na Espanha, onde a feira ocorre desde 2012 e já movimentou cerca de US$ 8,3 bilhões (cerca de R$ 41,6 bilhões, em valores atuais) em investimentos para startups. A última edição em Madri reuniu mais de 20 mil participantes. Em Porto Alegre, a expectativa é reunir até dez mil pessoas.

Participaram da assinatura do memorando os prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo; de Joinville, Adriano Silva; de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; e o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires.

(Informações da SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.