Estrela da festa, população aproveita programação do aniversário dos 25 anos

0


A Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, amanheceu lotada nesta sexta-feira (13/5). O motivo foram as atrações organizadas para celebrar os 25 anos de funcionamento do local e que incluíram a promoção de hortifrútis no Sacolão da Família, distribuição de mudas de árvores nativas, atividades físicas e culturais.

O prefeito Rafael Greca foi conferir as duas exposições fotográficas comemorativas – uma sobre a história da Rua da Cidadania e seu entorno e outra sobre a maternidade entre mulheres negras. A primeira poderá ser vista até o fim do mês e a segunda fica só até o fim desta sexta-feira.

“São 25 anos dessa magnífica sede que tirou o comércio popular do relento, do antigo camelódromo existente na Praça Rui Barbosa, para dar a ele o status de mercado qualificado e local de encontro da população”, observou Greca. A Rua da Cidadania também oferece serviços públicos descentralizados da Prefeitura, entre outras comodidades.

Em nome dos cerca de 400 permissionários atuantes na Rua da Cidadania da Matriz, a artesã Esoraide da Silva recebeu cumprimentos do prefeito. Ela está no local desde a inauguração, vendendo peças de vestuário em crochê que produz.  

Greca também ajudou a equipe da Administração Regional da Matriz a distribuir o bolo de aniversário da festa, oferecido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná e que terminou rápido, apesar do tamanho.

Mais atrações

A promoção de hortifrútis no Sacolão da Família atraiu muita gente à comemoração dos 25 anos.

“Fiquei mais de meia hora na fila, mas valeu à pena. O preço está ótimo e as verduras, lindas. Pena que vim sozinha e não consigo carregar mais”, contou Marília Cardoso, que mora nas Mercês e não resistiu aos produtos vendidos por R$ 2,87 o quilo.

Janei Kinceski veio a Curitiba para fazer companhia à mãe, moradora no Centro, e acabou se cadastrando no desafio de plantio 100 Mil Árvores para Curitiba. Saiu levando duas mudas de araçá. “Da próxima, quero ver se consigo mudas de pinheiro fêmea”, disse.

Da Fundação de Ação Social (FAS), o Sine (Sistema Nacional de emprego) e uma sala para cursos do Programa Liceu de Ofícios também começaram a funcionar no local.

Cultura

O público que passar pela Rua da Cidadania durante a tarde ainda poderá assistir a apresentações de tango e, se desejar, ter uma aula rápida de como dançar o consagrado gênero de música e dança argentina. Para as crianças, continuarão sendo oferecidos os Jogos Gigantes de tabuleiro.

Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; os vereadores Mauro Bobato, Mauro Ignácio, Tico Kuzma, Jornalista Márcio Barros, Osias Moraes e Sidnei Toaldo; os secretários municipais da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi; o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o pároco da Catedral Basílica de Curitiba, Marcos Honório; o assessor de Articulação Política do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro; e a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani.

(Informações da SMCS-Pref)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.