Manutenção em pontes e passarelas garante segurança no caminho de crianças até a escola


Ações preventivas e corretivas são constantes em pontes e passarelas das dez administrações regionais de Curitiba, cidade cortada por vários rios e córregos. De janeiro aos primeiros dias de abril deste ano, a Prefeitura já recuperou ou instalou 94 pontes e passarelas em diferentes bairros. Algumas estão no caminho de crianças de escolas e CMEIs.

Os serviços são executados pelas equipes do Distrito de Galerias do Departamento de Pontes e Drenagens da Secretaria de Obras de Curitiba (Smop) e a maioria parte de demandas apresentadas pela população.

Foi assim na CIC. A partir da solicitação feita pelos moradores do entorno da Praça Ubatuba Tambaú, foi recuperada a passarela de madeira na Rua Antonia Baganha Lima que faz a ligação com a Rua São Miguel, sob o Ribeirão dos Padilhas. A estrutura havia sido danificada depois que uma chuva forte causou erosão no talude e fez parte do tablado da ponte desmoronar.

Muito usada pela comunidade – a passarela serve de acesso à praça e ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paquetá – a manutenção foi realizada na última quinta-feira (5/5) e a estrutura já está liberada para a circulação segura das pessoas. As equipes agora estão no local para executar uma contenção de concreto na parte do talude que desassoreou.

Novo Mundo

No Novo Mundo, a substituição total da passarela de madeira na Rua Visconde do Serro Frio, que faz ligação com a Irene de Oliveira Correia, também foi pedida pelos moradores. Desgastada pela ação do tempo, a estrutura teve os 12 metros de madeira que formam o tablado e os corrimões substituídos. O serviço que garantiu uma nova estrutura foi concluído na última quarta-feira (4/5).

A passarela serve de acesso às famílias que levam os filhos ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Uberlândia e à Escola Municipal Doutor Osvaldo Cruz.

“A passarela antiga estava caindo aos pedaços, era arriscado atravessar, mas a gente precisava chegar do outro lado e a outra opção era caminhar por mais de quatro quadras até chegar. Essa nova ponte ficou boa demais, estamos bem mais seguros”, conta Miguel Arcanjo de Trindade, um dos moradores que solicitou o serviço.

Butiatuvinha

Também foram concluídas na última semana a ponte de madeira para veículos e a passarela na Rua Octávio Primo Stocchero, no Butiatuvinha. Danificada pelas chuvas fortes no início deste mês, a estrutura oferecia riscos e estava interditada à passagem dos veículos.



Os serviços tiveram início no dia 24 de abril e foram concluídos em 2 de maio, depois de terem sido substituídos cerca de 7 metros de madeira que formavam a passagem sob o Rio Passaúna.

“Essas pontes e passarelas são locais de passagem importante para a população, pois ligam vilas e são caminho de crianças indo para escola, pais com crianças de colo, idosos. Por isso devem estar sempre em bom estado”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Santa Cândida

Atualmente as equipes trabalham na manutenção de uma ponte de madeira na Rua Itaciano Marcondes, no bairro Santa Cândida. Todo o tablado, as guias e os corrimãos serão substituídos para deixar como nova a passagem.

“Nossa equipe de engenharia identificou a necessidade de fazer a manutenção da estrutura que apresentava risco. Com a intervenção vamos ampliar a vida útil da ponte que é muito utilizada na região e com isso os moradores têm preservados o acesso e travessia em segurança”, explicou Augusto Meyer Neto

A Prefeitura recebe diariamente pedidos de reparos ou de novas intervenções. No ano passado, foram realizadas manutenções em 75 passarelas e 11 pontes de madeira.

“As condições do tempo e o quanto a estrutura é utilizada influenciam na necessidade da reforma e no tempo de durabilidade”, explica Donato Ciorcero, gerente do Distrito de Galerias do Departamento de Pontes e Drenagens da Smop.

Como funciona

O reparo e criação de pontes é um serviço do Distrito de Galerias da Smop. As solicitações são feitas pelo telefone 156, por abertura de protocolo nas regionais administrativas da Prefeitura ou proposição de vereador. A coordenadoria, então, manda fiscais até o local para verificar se é de sua competência o serviço.

Se o local tiver uma ponte ou passarela em situação precária, é interditado e sinalizado. Por fim, uma empresa — que trabalha por licitação — é acionada para realizar a intervenção.

A solicitação também pode ser feita no Fala Curitiba, programa de audiências públicas no qual a Prefeitura ouve as demandas coletivas que os moradores têm para os seus bairros.

(Informações da SMCS-Prefs)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.