Pais levam filhos de 5 a 12 anos para receber a vacina contra gripe

 Os pais atenderam ao chamado da Prefeitura e foram levar os filhos de 5 a 12 anos para tomar a vacina contra a gripe nesta terça-feira (24/5). Foi o primeiro dia de abertura da vacinação para a população em geral, em 106 unidades de saúde de Curitiba.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou os grupos depois de concluir a convocação dos públicos-alvo prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, do Ministério da Saúde.


Na quinta-feira (26/5), o grupo formado pelas pessoas entre 50 e 59 anos será chamado para receber a vacina contra o influenza (vírus da gripe). O escalonamento garante a segurança sanitária na aplicação das doses ao reduzir aglomerações nos pontos de imunização.


“Tem que evitar”, disse o engenheiro Rafael Bortoli, sobre o risco de a filha contrair o vírus da gripe. Ele levou Rafaela, de 7 anos, ambos com máscaras, para ser vacinada contra o influenza na Unidade de Saúde Vila Feliz, no Novo Mundo. “Não doeu nada”, comentou a menina, já vacinada com duas doses contra a covid-19.


Nesta manhã, na Unidade de Saúde Vila Feliz, a cada cinco minutos chegava uma criança para ser vacinada contra a gripe. Samuel, de 6 anos, foi levado pela mãe, a analista de recursos humanos Anna Paula Oliveira dos Santos.


“Eu estava monitorando o site da Prefeitura de Curitiba. Quando vi que abriram para faixa etária do Samuel, tratei logo de trazê-lo para ser vacinado contra a gripe”, contou Anna Paula, de máscara, assim como o filho. O menino já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19.


A convocação de crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos segue a lógica de chamar primeiramente os grupos das faixas etárias mais próximas daqueles que têm maior vulnerabilidade imunológica (idosos e crianças pequenas).


A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Confira os locais no site Imuniza Já. O uso de máscara dentro das Unidades de Saúde é recomendado.


Adesão à campanha

A SMS também reforça a orientação para quem faz parte dos grupos prioritários: vacine-se contra a gripe. A priorização de públicos-alvo mais vulneráveis visa protegê-los de casos mais graves da gripe, que pode levar a internamentos e morte.


“Muita gente ainda não compareceu e esperamos que se vacinem o quanto antes. Os meses mais frios do ano estão chegando e é a época em que, historicamente, Curitiba tem maior incidência de pessoas adoecendo por doenças respiratórias. Quereremos preservar vidas e, para isso, o curitibano precisa fazer sua parte”, convoca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.


Até a última sexta-feira (20/5), apenas 48,4% dos idosos com 60 anos ou mais haviam recebido a vacina contra a gripe. A porcentagem de imunizados para este grupo (o primeiro a ser chamado, no final de abril) em Curitiba é maior que a média nacional (42%), mas muito abaixo da meta da campanha, que é de 90% de imunizados.


Em 2021, a adesão do curitibano à vacina da gripe também foi abaixo da esperada: 56,1%. Segundo o Instituto Butantan, fabricante da vacina contra influenza usada na campanha, a baixa cobertura vacinal foi dos fatores que contribuiu para a epidemia da doença no Paraná no final do ano passado.


Além da imunização, é essencial que todos sigam com cuidados sanitários como manter os ambientes arejados, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Em caso de tosse e espirro, proteger o rosto com apoio do cotovelo - e não das mãos. O uso de máscara é recomendado em ambientes fechados ou nos ambientes abertos com aglomeração de pessoas.


Cronograma de vacinação contra a gripe

Segunda a sexta-feira, da 8h às 17h


• A partir de 24/5 (terça-feira): vacinação de crianças de 5 a 12 anos e repescagens

• A partir de 26/5 (quinta-feira): vacinação de adultos de 50 a 59 anos e repescagens


Repescagens: devem procurar a vacina pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. Os grupos são: caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puéperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores de forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais).


Locais de vacinação

A vacina contra a gripe é ofertada em 106 unidades de saúde, das 8h às 17h. Confira o local mais próximo no site Imuniza Já Curitiba.


ATENÇÃO:

• Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e crianças com doenças crônicas podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.


• Pessoas com 12 anos ou mais podem procurar qualquer unidade, exceto a Unidade de Saúde Mãe Curitibana.


• A vacinação de motoristas do transporte coletivo é feita nos locais de trabalho; profissionais de Saúde autônomos são vacinados na sede do Coren-PR (Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, Seminário, das 8h às 17h).


(Informações da SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.