População pode ajudar Prefeitura a acolher pessoas em situação de rua

 


A população tem colaborado com a proteção das pessoas em situação de rua, durante esta semana, quando as temperaturas caíram, deixando esse grupo ainda mais exposto a riscos. Nas últimas quatro noites, a Fundação de Ação Social (FAS) recebeu 672 solicitações pela Central 156 para atendimento a quem estava na rua desprotegido.


Os pedidos são feitos por telefone, pelo site ou pelo aplicativo Curitiba 156. Todas as solicitações entram em um sistema e os chamados são atendidos pelas equipes de abordagem social da FAS, que vão para as ruas até os endereços indicados. Esse trabalho é feito 24 horas por dia em todos os dias da semana.


Além do atendimento aos chamados à Central 156, as equipes da fundação fazem busca ativa em toda a cidade, principalmente em roteiros onde há concentração dessa população.


“A sensibilidade e participação da população é muito importante para a FAS neste momento em que precisamos percorrer toda a cidade para encontrar pessoas que estejam nas ruas, evitando assim que alguma delas sofra com o frio, podendo chegar inclusive à hipotermia”, explica o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.  


Balanço da noite

Das 18h desta quarta-feira (18/5) às 6h desta quinta-feira (19/5), a FAS recebeu 150 solicitações pela Central 156. Em 43 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado,mas não havia ninguém no local. Na noite e madrugada de terça-feira (17/5), quando as temperaturas foram mais baixas na cidade, este número chegou a 285.


Durante toda a noite as equipes fizeram 184 abordagens sociais, a maioria delas por roteiro de busca, medida que é ampliada, das 18h à 1h, quando a FAS realiza ações intensificadas para resgatar pessoas antes das madrugadas, quando as temperaturas costumam ser menores.


Com a oferta de serviços, que incluem local para banho, alimentação e cama quente, 103 pessoas aceitaram seguir com as equipes para unidades de acolhimento. Outras 260 procuraram os serviços espontaneamente. Considerando aquelas que são abrigadas permanentemente - em hotéis sociais, unidades de acolhimento institucional e república -, 1.203 pessoas dormiram nos abrigos do município.


Duas pessoas preferiram voltar para suas famílias, depois de serem abordadas pelas equipes, mas outras 74 recusaram qualquer atendimento. Para essas pessoas, as equipes entregaram 54 cobertores para que pudessem se proteger do frio.


Ação intensificada continua

Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas até este sábado (21/5).


A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.