Público tem até 22 de maio para conferir mostras temáticas do Museu da Imagem e do Som

0


Duas exposições no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Fragmentos Teatro de Bonecos Dadá e Sala de Estar Interativa Anos 80/90, estarão em cartaz até a próxima semana, dia 22. É a última oportunidade para quem ainda não conferiu as mostras. A visitação é de terça a domingo.

TEATRO DE BONECOS DADÁ – Da união de corações e mentes entre Adair Chevonika e Euclides Coelho de Souza nasceu o Grande Teatro de Bonecos Dadá. Ícone das artes cênicas do Paraná, ganhou o mundo nos anos do exílio político. Os bonecos e sua história são tema dessa exposição, inspirada no livro de Dinah Ribas Pinheiro, que conta os mais de 50 anos dessa trajetória.

“Fragmentos” remete ao período ditatorial, no qual muitos bonecos acabavam perdidos, em consequência das ações geradas pelo regime.

Cada boneco aproxima o espectador de um novo pedaço da história do Teatro de Bonecos Dadá, mesmo que a coleção não esteja tão completa como a de meados dos anos 60, década em que Adair e Euclides se reuniram e criaram o teatro. 

A exposição no MIS-PR é construída através do diálogo dos bonecos com o acervo do próprio museu: os objetos tridimensionais, o acervo audiovisual do antigo Bamerindus, as fotos do acervo Jesus Santoro e cartazes dos festivais e peças do Teatro de Bonecos Dadá que rodaram o mundo.

SALA DE ESTAR INTERATIVA ANOS 80/90 – A exposição leva o visitante à Lembranças dos Anos 80/90, que também é nome do espaço criado para interação dos espectadores com objetos de décadas passadas. 

A ideia surgiu por parte das pessoas do próprio museu, que queriam misturar pesquisa e memória afetiva. Com aprovação de Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, a sala foi inaugurada ao longo da Primavera dos Museus, em setembro de 2021. 

Serviço:

  • Até 22 de maio
  • MIS-PR – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro
  • Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Entrada gratuita

www.mis.pr.gov.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.