Zelenskyy sai de Kiev e demite Chefe de Defesa de Kharkiv

ap   -   Direitos de autor  AP Photo/Francisco Seco

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demitiu o chefe da segurança de Kharkiv (no nordeste do país), porque "não trabalhava na defesa da cidade" desde o início da invasão russa.

“Vim, vi e demiti o chefe dos serviços de segurança da região [de Kharkiv], porque ele não trabalhava na defesa da cidade desde os primeiros dias desta guerra, só pensava em si mesmo”, afirmou.

O presidente Zelensky fez o anúncio na sua habitual mensagem de vídeo diária desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, e após a primeira visita ao leste do país.

Rússia avança no Donbass

A Rússia está a ganhar terreno na região do Donbass e depois de assumirem o controlo de Lyman, as tropas de Putin aproximam-se agora da cidade de Kramatorsk, 40 quilómetros a sul.

Também na região, o governador de Luhansk admitiu que nos próximos dias as tropas ucranianas podem ter que sair de Severodonetsk para evitar um cerco russo.

Em Kiev, há milhares de casas destruídas pela guerra. O governo local destinou 32 milhões de euros só para reconstruir esta zona, um terço do dinheiro que vai ser usado para reconstruir toda a região.

Viviam na capital ucraniana dois milhões de pessoas. Acredita-se que metade tenha fugido do conflito. Agora regressam, aos poucos.

Em Pokrovsk, Donetsk, são muitos os que decidem partir, depois de, na semana passada, a cidade ter sido atingida de mísseis russos.

A "Médicos sem Fronteiras" está desde março a ajudar a retirar pessoas com a ajuda de um comboio hospital, que parte todos os dias com dezenas de famílias.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.