39ª Oficina de Música tem mais de 100 atrações gratuitas

Dos 170 eventos da 39ª Oficina de Música de Curitiba, mais de 100 são gratuitos e formam uma programação diversificada. São concertos e shows de música erudita e popular brasileira, espetáculos infantis, palestras e oficinas ambientais que acontecem em vários espaços, durante dez dias (30 de junho a 10 de julho). 

39ª Oficina de Música tem mais de 100 atrações gratuitas. Foto: Cido Marques/FCC


A programação da 39ª Oficina de Música de Curitiba está disponível no site e entra no roteiro do Inverno Curitiba.


No roteiro de programação gratuita, estão mais de 60 apresentações musicais. A primeira é o concerto Cortina Lírica, que acontece no hall da Biblioteca Pública no sábado (2/7). Cantores líricos apresentam trechos de óperas famosas.


No mesmo local, a dupla Estrela Leminski e Téo Ruiz mostra o repertório do seu álbum mais recente, Tudo que não Quero Falar Sobre Amor, que ganhou o Prêmio Profissionais da Música em 2018 na categoria Artista Rock. 


Também são todos grátis os espetáculos programados para o Teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista do Parque São Lourenço. Naquele palco acontecem dois concertos eruditos do Ciclo de Música Paranista, de abertura e encerramento do II Simpósio Brasileiro de Musicologia, além do espetáculo infantil Tralalá & Zumzumzum, do grupo Tupi Pererê, e outros sete shows de música popular abrangendo vários gêneros musicais. 


De frevo à ópera no Memorial de Curitiba

O Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, é outro palco de apresentações. Na Capela dos Fundadores, a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba tem ingressos a preço simbólico (R$ 1). Neste palco também acontecerá a apresentação Monteverdi em tempos de peste e o concerto Música do Brasil Imperial, em alusão aos 200 anos da independência do Brasil.


Ainda no Memorial de Curitiba, na Praça do Iguaçu, haverá duas apresentações gratuitas da Banda Gênesis – Orquestra de Metais e Percussão. Lá também acontecem todos os 14 shows do Festival de Inverno de Curitiba, que este ano está integrado à Oficina de Música. A atração de abertura, no dia 8 de julho, é o show Banda Lyra convida Spok, o renomado instrumentista, arranjador e diretor musical da orquestra pernambucana Spok Frevo. 


No Teatro da Vila

Do centro aos bairros, a Oficina de Música também chega ao Teatro da Vila, na CIC, onde se apresentam o grupo Rosa Armorial, a Big Belas Band, com repertório de trilhas sonoras de cinema, e as oficinas e performances de hip-hop e discotecagem com Kléber Gregório.


Todas as regionais (CIC, Pinheirinho, Portão/Fazendinha, Santa Felicidade, Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, Tatuquara, Bairro Novo e Matriz) recebem o espetáculo infantil Tralalá & Zumzumzum.


Concertos de música erudita na Capela da Glória, na Comunidade Luterana Igreja de Cristo, no Oratório de Bach (Bosque Alemão) e no Teatro Regina Casillo são todos abertos ao público, assim como o recital de música folclórica ucraniana, com o cantor lírico Vitorio Scarpi e o acordeonista Marlon Benoski, no dia 3 de julho, no Memorial Ucraniano. 


Completam o rol de atrações gratuitas as exibições de concertos da Oficina de Músicade 2021, que foi totalmente virtual por causa da pandemia, e todos cursos e exibições de filmes da Oficina Verde, que acontecem na Cinemateca de Curitiba. 


Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.


Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Lamusa-UFPR e Rádio Educativa FM 97.1.


Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no Inverno Curitiba

@SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.