Avenida Sete de Setembro vai se transformar com o plantio de 500 cerejeiras japonesas


A Prefeitura de Curitiba deu início, nesta segunda-feira (6/6), ao mais novo corredor de ônibus colorido da cidade. As primeiras mudas de cerejeiras japonesas que vão trazer tons de cor-de-rosa à Avenida Sete de Setembro foram plantadas na altura da Praça do Japão, entre os bairros do Batel e Centro. Serão plantados 500 exemplares da espécie até a Rua Tibagi, no sentido Centro, numa extensão de 2,8 quilômetros. 


A Família Folhas, com personagens da nova campanha da Prefeitura para compartilhar com a população ideias de sustentabilidade para o dia a dia, participou do evento de plantio de cerejeiras japonesas na Avenida Sete de Setembro.


O prefeito Rafael Greca fez o plantio simbólico junto ao cônsul-geral do Japão, Keiji Hamada, e ao presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Japão do Paraná, Arata Hara, marcando as celebrações de 40 anos de co-irmandade entre as cidades de Curitiba e Himeji. 



“Esse ato celebra nossa árvore de número 230 mil desde o início do desafio [das 100 Mil Árvores]. Nossa ideia é que Curitiba seja a mais verde das cidades do Brasil e que essa avenida seja a Avenida das Cerejeiras”, disse Greca, ao agradecer a presença e a parceria da comunidade japonesa.


Durante o plantio, que contou com a participação da Família Folhas, o prefeito e a Câmara do Comércio anunciaram, ainda, a intenção de unir os esforços do desafio 100 Mil Árvores ao Plantando Cerejeiras e Oportunidades, da entidade. Quando formalizada, a parceria vai incluir o plantio de 20 mil cerejeiras em diversos locais da cidade, que serão adotadas pelas famílias de descendentes de japoneses; além de oportunidades de investimento e negócios. 


Mais verde

A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, ressaltou que o plantio também faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente e do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba. “Muito além da beleza que essas cerejeiras vão trazer, elas ajudam a nossa cidade a controlar a temperatura, abrigam a fauna urbana e nos tornam mais resilientes frente às mudanças climáticas”, explicou.


De acordo com o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, a previsão é de que o colorido comece a aparecer em três anos na Sete de Setembro. “Já temos outros três corredores semelhantes e com as mesmas funções na cidade, na Rua Padre Anchieta, Rua Deputado Heitor Alencar Furtado e mais recentemente nas avenidas João Gualberto e Paraná, que recebeu três cores de ipês”, lembrou.


Presenças 

Participaram, ainda, o secretário de Administração e Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Feijó; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental, Marcos Traad; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romaniane; e a administradora da Regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani. 

(Informações da SMCS-Pref)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.