Greca comemora safra de mimosa da agricultura familiar na Praça Osório

0

 Moda de viola, degustação de cafés e muita mimosa. Nesta sexta-feira (3/6), o prefeito Rafael Greca esteve na Feira das Cooperativas da Praça Osório para comemorar a safra da mimosa, evento promovido pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes) em parceria com os municípios do Vale do Ribeira, na Região Metropolitana.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS



Mais de uma tonelada da fruta foi exposta nas bancas das cooperativas, com preço promocional de R$ 2 o quilo.


“Esta manhã marca o compromisso da cidade de Curitiba com comida boa, bonita e barata produzida nas cidades da Região Metropolitana. Viva a mimosa e viva Curitiba”, disse o prefeito ao lado das princesas e da Rainha da Laranja de 2022.


Sacolões da Família já têm ingredientes para o cardápio do inverno

A safra da mimosa ocorre da segunda quinzena de abril até o fim de julho. A região do Vale do Ribeira conta com duas cooperativas, a Provale de Rio Branco do Sul, com 110 cooperados, e a Copavale de Cerro Azul, com 56 cooperados.


Em 2018, Greca lançou o selo de qualidade da Mimosa Poncã do Vale do Ribeira. Iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), o selo valoriza a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando no padrão superior de identidade e na qualidade ofertada pelos produtores de quatro municípios do Vale do Ribeira, que integra a Grande Curitiba.


O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, reforçou a importância dos produtos provenientes das famílias da Região Metropolitana. “A agricultura familiar é responsável por 60% dos alimentos que consumimos. Nos momentos de crise nos traz resiliência alimentar, ajuda a minimizar os danos por efeitos climáticos e gera emprego e renda”, salientou Gusi.


O evento contou ainda com oficinas de receitas feitas pela professora do curso de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Letícia Cassiano Katamiwa, e pela aluna do curso Cintia Malinoski. A apresentação artística ficou por conta do Duo Varandas e houve ainda degustação de cafés especiais da Cooperativa dos Produtores de Frutas, Olerícolas e Flores do Norte Pioneiro (Cofrunorpi).


Presenças

Participaram o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o prefeito de Cerro Azul, Patrick Magari; os vereadores Pier Petruzziello, Nori Seto, Marcelo Fachinello e Tânia Guerreiro; os secretários municipais Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba), Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude), Maria Silvia Bacila (Educação) e Cinthia Genguini (Comunicação Social); a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza; a presidente Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná, Aline Pasda; o presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale, Alcemir José Portes; os administradores regionais Narciso Doro Júnior (Cajuru) e Rafaela Lupion (Matriz); os vereadores de Cerro Azul Wilson dos Reis e Antônio Mottim; o secretário de Agricultura de Cerro Azul, Luiz Paulus; a coordenadora regional do IDR-Paraná, Lais Adamuchio; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Erli de Pádua; e o consultor do Sebrae/PR Ivan Silva Evangelista.


Aprenda a fazer uma receita com mimosa

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.