Rua da Cidadania do Boa Vista terá show de imagens nesta sexta


Uma intervenção de arte digital vai transformar a arquitetura do prédio da Rua da Cidadania do Boa Vista na noite desta sexta-feira (10/6). Das 18h às 20h, o público poderá assistir a projeções de imagens e instalações luminotécnicas que transformam o ambiente por alguns instantes, trazendo o olhar do espectador para uma nova possibilidade de arte integrada à arquitetura, aos espaços e ambientes.

A ação faz parte da segunda edição do Projetando Cidades 2022, realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e envolve exibições, instalações e oficinas educativas, com a intenção de promover e disseminar as tendências das artes digitais e tecnológicas a potenciais novos artistas. 

Além da Regional Boa Vista, o Projetando Cidades também vai contemplar as regionais Pinheirinho, Boqueirão, Portão e Santa Felicidade (datas abaixo).

Novas possibilidades

O professor de produção cultural e especialista em produção técnica Fredy Kowertz, criador do projeto, explica que o objetivo é atrair a atenção para as novas possibilidades que se abrem diante das artes digitais e tecnológicas. 

“O movimento e as texturas das imagens projetadas transformam fachadas em telas de exibição que, com possibilidades infinitas, promovem reflexão e inspiração”, avalia Kowertz.

Ele atuou durante anos como criador de projetos culturais, produtor técnico em festivais e exposições por todo o Brasil e decidiu investir em suas próprias criações.

Cinco regionais

Além da Regional Boa Vista, o Projetando Cidades também vai contemplar as regionais Pinheirinho, Boqueirão, Portão e Santa Felicidade.

Cada regional receberá uma programação de dia inteiro com instalação de projeção interativa, na qual as imagens projetadas reagem aos movimentos e sons gerados pelo público; e com a exposição Lusco-Fusco, contendo vídeos e gifs de arte digital assinados por artistas nacionais e internacionais.

Com curadoria do professor de Estéticas Digitais da especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná Flávio Carvalho, as obras serão apresentadas em televisores instalados em espaço público nas Ruas da Cidadania.

Oficinas para estudantes

Oficinas serão ofertadas para estudantes e grupos que integram os projetos culturais das regionais, com conteúdo interativo e abarcando os temas de projeções e artes digitais.

Uma delas vai abordar o tema Projeções e Instalações Tecnológicas e será apresentada por Fredy Kowertz, tratando de conceitos de iluminação e equipamentos técnicos, finalizando com uma montagem rápida de uma projeção mapeada e interativa junto aos alunos. “A ideia das oficinas é desmistificar a inacessibilidade da produção de arte digital e incentivar novos artistas”, diz Kowertz. 

A segunda oficina, Introdução à Arte Digital, será ministrada por Flávio Carvalho e vai tratar sobre a história das artes digitais para e o conceito curatorial do projeto proposto.

No dia 30 de junho, encerrando a programação, haverá uma oficina on-line aberta ao público, ministrada por Kowertz, intitulada Arte e Tecnologia, Técnica e Tendências das Novas Produções Culturais. Interessados devem se inscrever pelo link.

  • Serviço: Projetando Cidades 2022
  • Data: de 10 a 28 de junho
  • Projeções Mapeadas, das 18 às 20h
  • 10/06 - Regional Boa Vista
  • 15/06 - Regional Pinheirinho
  • 21/06 - Regional Boqueirão
  • 24/06 - Regional Portão
  • 28/06 - Regional Santa Felicidade

Exposição de arte digital Lusco Fusco, das 13h às 19h

Nas paredes das Ruas da Cidadania e arredores das regionais Boa Vista, Pinheirinho, Boqueirão, Fazendinha e Santa Felicidade

  • Data: 30 de junho
  • Oficina online de Arte e Tecnologia, Técnica e Tendências das Novas Produções Culturais
  • Com Fredy Kowertz
  • Inscrição neste link
(Informações da SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.