"A linguagem da música é sempre de paz", afirma Arnaldo Cohen

0


O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone assistiram ao concerto do pianista Arnaldo Cohen com a Orquestra Ladies Ensemble, nesta sexta-feira (22/7). Eles foram recebidos pela diretora-fundadora do Solar do Rosário, Regina Casillo, e pelo advogado João Casillo.

A orquestra apresentou a obra Romance sem Palavras do compositor paranaense Bento Mossurunga (1879-1970) e o Concerto para Piano e Orquestra nº5, de Ludwig Van Beethoven, composição escolhida por Cohen. O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, também esteve no evento. A apresentação no Auditório Regina Casillo se repete neste sábado (23/7), às 20h.

“É um orgulho receber mais uma vez, em Curitiba, Arnaldo Cohen, um dos mais importantes pianistas brasileiros, aclamado no mundo. E nós somos muito gratos à família Casillo pela oportunidade desta apresentação. Uma festa para o espírito”, disse Greca.

O prefeito e a primeira-dama lembraram da apresentação do pianista, no Teatro Ópera de Arame, na comemoração dos 300 anos de Curitiba, quando Greca esteve à frente da Prefeitura pela primeira vez.

Arnaldo Cohen é carioca, mas mora nos Estados Unidos onde é professor na Escola de Música da Universidade de Indiana. Foi solista nas Orquestras Royal Philharmonic Orchestra (Inglaterra), Filarmônica de Los Angeles (EUA) e Accademia di Santa Cecília (Itália).

Na apresentação, disse que a música comunica paz. “A comunicação é sempre, sempre de paz e de emoção. E paz é o que mais precisamos neste momento”, declarou.

O pianista está em Curitiba a convite da Ladies Ensemble, dentro do projeto anual Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo, realizado pelo Solar do Rosário, que tem contrapartida social e inclusiva.

“O Solar tem este projeto anual de concertos. Neste mês de julho tivemos a honra de receber este grande pianista, Arnaldo Cohen, e a regente Priscila Bomfim. Para este evento pedimos ao público alimentos não perecíveis que serão doados ao Hospital Pequeno Príncipe”, conta Lúcia Casillo Malucelli, coordenadora do Solar do Rosário.

Priscila Bomfim foi a primeira mulher e diretora musical a reger óperas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É regente da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga. Esta é não é a primeira vez que ela é a regente convidada da Ladies Ensemble. Em março, regeu a orquestra no concerto operístico Carmen encontra Butterfly, mas a história com Curitiba é mais antiga.

“Quando adolescente fui aluna da Oficina de Música. Eu tenho uma gratidão por tudo que aprendi aqui. É sempre uma alegria voltar a esta cidade”, contou a regente Priscila Bomfim.


Mulheres

A Ladies Ensemble é a primeira orquestra profissional formada exclusivamente por mulheres no Brasil e já é considerada uma das melhores orquestra de câmara do país. Hoje com 20 instrumentistas profissionais a orquestra tem a direção artística e musical de Fabiola Bach Akel.

“É um privilégio para mim poder participar de uma celebração da presença da mulher em mais uma área tão importante, tem muita coisa boa para ser feita pelas mulheres”, declarou Cohen.

Também participam do concerto 15 instrumentistas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e da Bahia.

 Fotos: Ricardo Marajó/SMCS

  • Serviço: Ladies convidam Arnaldo Cohen
  • Data: sábado (23/7), às 20 horas
  • Local: Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro)
  • Ingressos à venda no Disk Ingressos: R$ 75 (inteira) e R$ 35,70 (meia-entrada)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.