Setor de distribuição de insumos discute estratégias fiscais e contábeis no agronegócio


ROIT realiza encontro com Diretoria e Franqueados da GOPLAN para discutir estratégias fiscais e contábeis no segmentoDiscutir ideias para fortalecer o setor de distribuição de insumos agrícolas. Esse foi o objetivo de um encontro que reuniu profissionais do agronegócio do Brasil todo em Curitiba (PR). 


A imersão AGRO GOPLAN & ROIT aproximou a maior franqueadora do setor de distribuição de insumos agrícolas do país, a GOPLAN, e o time de profissionais de tecnologia e gestão contábil e fiscal da ROIT, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a gestão fiscal, contábil e financeira de médias e grandes empresas.


Entre os assuntos abordados estava o uso de soluções em tecnologia para auxiliar o segmento frente às legislações tão burocráticas e cheias de meandros, como já é costumeiro no Brasil.


“Trouxemos uma gama de conteúdos voltados especificamente para os franqueados da GOPLAN, abordando temas como subvenção para investimentos, tendências tecnológicas para a gestão fiscal na agricultura, como controlar o fluxo de caixa de maneira otimizada e a importância do planejamento estratégico para potencializar os lucros dos envolvidos na GOPLAN”, diz Caroline Souza, COO da ROIT.


A opção de fazer um encontro presencial e não virtual foi destaque, segundo a COO, pois a possibilidade de debater e unir ideias em um evento coletivo foi muito mais eficaz. Como a franqueadora atua em diversos locais diferentes do território brasileiro, o encontro foi, para além do conteúdo, uma oportunidade para aproximar os negócios e trocar experiências com os presentes.


Com 21 franqueados e mais de 800 colaboradores cobrindo aproximadamente 60 milhões de hectares e em mais de 70 unidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a GOPLAN surgiu da união de um grupo de empresários em busca de um modelo de negócio inovador, com uma oferta de produtos essenciais ao agronegócio e com um portfólio completo de produtos e serviços para as culturas de soja, milho, sorgo, feijão, café, cana, amendoim, pastagens, citrus e HF, além da produção de sementes de soja no Centro-Oeste.


“Nosso modelo de negócios conta com a oferta de produtos de nutrição, sementes e biológicos, entre outros, e assessoria na construção de operações de barter, atendimento administrativo e financeiro. Tudo baseado em boas práticas comerciais, ética, respeito aos colaboradores e meio ambiente”, diz Marcos Rodrigues Chaves, sócio-proprietário da Apoio Agrícola e diretor estatutário operacional da GOPLAN.


Segundo Chaves, um dos pontos altos do encontro foi discutir como a visão de um fluxo de caixa consolidado de todo o grupo permite melhorar a gestão da franqueadora e franqueados. Também, como os bancos enxergam o grupo, especialmente fundos de investimento que têm interesse em negócios com o alcance da GOPLAN.


Isso aconteceu de forma sincrônica, já que a ROIT tem ajudado os franqueados desde o início do projeto, através do planejamento tributário, da melhoria de caixa por meio da recuperação de impostos, da orientação aos contadores e, até mesmo por uma profunda análise da estruturação da holding patrimonial, cita Chaves. “O Lucas Ribeiro, CEO da ROIT, se posicionou como um conselheiro externo para a GOPLAN”, celebra o diretor.


  • A ROIT nasceu como uma empresa de consultoria tributária em 2011 e, em 2016, iniciou sua atuação em contabilidade, focada em empresas optantes pelo Lucro Real. Passou a desenvolver suas próprias soluções com Inteligência Artificial (IA) e Robotização, com o objetivo de atingir o “estado da arte” na gestão contábil, fiscal e financeira, com integração direta aos principais ERPs e bancos. Hoje, conta com mais de 140 colaboradores, principalmente engenheiros de software, contadores e tributaristas altamente especializados. Já atendeu mais de 300 médias e grandes empresas no Brasil. E para conhecer mais sobre a GOPLAN, acesse: https://goplan.com.br/

@Liliane Scaratti

© Copyright 2007 - 2022 Jornal de Curitiba
Desenvolvido por Editora MR Agência Digital