Mãe Curitibana é destaque em encontro de prefeitos da Fundação Abrinq

0


O prefeito Rafael Greca participou, nesta terça-feira (2/8), do Encontro com Prefeitos da Região Sul, promovido pela Fundação Abrinq, que apoia tecnicamente, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, gestores municipais comprometidos em garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

Realizado de forma virtual, o evento serviu para apresentar o resultado do mapeamento de Políticas Sociais e Gestão Pública para o qual os municípios encaminharam dados em 2021, além da troca de experiências e a disseminação de conhecimentos para a construção e consolidação de políticas públicas.

O programa Mãe Curitibana Vale a Vida, da Secretaria Municipal da Saúde, foi considerado pela Abrinq um dos destaques apresentados pelos 100 municípios da Região Sul que responderam ao levantamento. O programa faz o acompanhamento pré-natal das gestantes, com o objetivo de evitar causas de prematuridade e de baixo peso nos bebês que serão acompanhados até os 6 anos. 

“Em Curitiba a rede de proteção a crianças e adolescentes atua antes mesmo da concepção com o programa Mãe Curitibana. Nós desenvolvemos ao longo da vida das crianças que chamamos carinhosamente de curitibinhas uma rede de proteção de saúde, educação, esporte, cultura e lazer”, disse Greca.

O prefeito destacou ainda que a proteção das crianças e adolescentes de Curitiba conta com o respaldo de políticas públicas inovadoras de assistência social, saúde, educação e esporte e lazer para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que vivem na capital.

Entre os programas ressaltados estão os de combate ao trabalho infantil, para a saúde bucal de todas as crianças atendidas no Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), de combate à gravidez na adolescência e de acesso à educação e ao esporte.  “Queremos cada vez mais que Curitiba seja uma cidade amiga da criança porque vemos na criança o único futuro para a cidade”, ressaltou o prefeito.


Importância

Em vídeo, o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, falou da importância do programa Prefeito Amigo da Criança e do assessoramento aos prefeitos que desenvolvem políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.

"Esse programa é muito especial para nós, pois há muitos anos destaca gestões municipais que trabalham para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. E esse evento nos ajuda na disseminação de experiência, além de estimular a participação de todos durante o processo de planejamento voltada a infância e adolescência”, disse.


Participação

A transmissão do encontro contou com a participação de Paulo Miotta, especialista em Planejamento e Políticas Públicas, além da prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, e da coordenadora de projetos especiais da Prefeitura de Florianópolis, Zena Becker, que representou o prefeito Topázio Neto.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Eduardo Pijak, a assessora de Gestão da FAS, Roberta Cristina Pivatto Borges, e a diretora de Planejamento da FAS, Tatielly Letícia Sloboda Tozo, acompanharam o prefeito durante a videoconferência.


Mapeamento

Durante o encontro, foram apresentadas informações de 100 dos 211 municípios da Região Sul que fazem parte da rede do programa Amigos da Criança e coletadas em 2021, com base no último ano do mandato anterior.

No mapeamento de políticas sociais do programa são coletadas diversas informações sobre promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade e proteção em situações de risco. Cada um desses temas desdobra-se em outros levantamentos, como acesso às creches, mortalidade infantil e materna, combate à violência e erradicação do trabalho infantil.

O objetivo é conhecer a realidade dos municípios, observar mudanças e definir prioridades nas pautas dos gestores públicos.


Abrinq

O Encontro de Prefeitos da Região Sul faz parte da 7º edição do Programa Amigos da Criança, referente a gestão 2021-2024 dos governos municipais. A iniciativa tem como objetivo mobilizar, valorizar e assessorar de forma técnica os prefeitos que assumem a criança e o adolescente como prioridade durante seus mandatos, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação de seus direitos.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.