Torre Panorâmica agora tem audiodescrição para visitantes cegos

Desde o início de setembro, os painéis informativos da Torre Panorâmica contam com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem. A instalação foi iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, com a consultoria do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após uma visita técnica do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Destino Turístico Inteligente.

Painéis informativos da Torre Panorâmica agora contam com informações que podem ser acessadas via QR Code com áudio descrição. Na imagem Mariana Passos da Conceição e sua irmã, Camila Fernanda - Curitiba, 21/09/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Torre Panorâmica de Curitiba é uma antiga torre de telefonia transformada em um mirante que permite uma visão 360° da cidade. Os novos QR codes possibilitam que pessoas cegas escutem a descrição do que é visto.


“Curitiba é uma cidade que sempre busca inovar e a possibilidade de inclusão deve ser uma norma no serviço público", diz Maíra Pedron, responsável pelo setor de Produtos Turísticos do instituto.


Neste sentido, o órgão também promoveu em setembro uma capacitação para os atendentes dos postos e centro de informações turísticas da cidade, em parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e através do programa Escola de Turismo. "Esses colaboradores receberam um treinamento prático para o atendimento de pessoas com deficiência, para prestar um serviço de qualidade adequado a cada público”, relata Maíra.


Inclusão

Para o assistente administrativo Anselmo de Camargo, de 43 anos, os QR codes são uma alternativa, entre várias, que enriquecem o turismo curitibano. “É muito importante ter para que todos possam conhecer a dimensão da cidade de uma forma diferente, até porque o espaço urbano é cultural”, explica. Anselmo mora no interior do Paraná e veio até Curitiba a passeio.


Para a estudante Maria Passo da Conceição, de 24 anos, e sua irmã, Camila Fernanda, de 19 anos, as novas alternativas de acessibilidade são passos que devem ser tomados para a inclusão de pessoas com deficiência.


“É muito importante que as pessoas com deficiência tenham acesso à essa ferramenta porque, assim, elas têm uma ideia melhor dos espaços que ocupam”, justifica Maria.


Torre Panorâmica

Inaugurada em 1991, a antiga torre de telefonia tem 109 metros de altura. Do topo, é possível observar os prédios, os parques e o restante do planejamento urbano de Curitiba. No horizonte mais distante, consegue-se visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e a Região Metropolitana de Curitiba.


Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E também o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso.


O Museu do Telefone fica no térreo, na entrada da Torre, com vários aparelhos que narram a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e uma loja #CuritibaSuaLinda com produtos originais, artesanais e de design que carregam a identidade curitibana.

Painéis informativos da Torre Panorâmica agora contam com informações que podem ser acessadas via QR Code com áudio descrição - Curitiba, 21/09/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Serviço

Os agendamentos de visitas à torre estão temporariamente suspensos. O atendimento será por ordem de chegada, sujeito à capacidade do mirante.*

  • Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - Mercês
  • Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp)
  • Horário: das 10h às 18h
Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.