Galeria das Quatro Estações ganha o novo atrativo da cultura botânica em Curitiba

Inaugurado o Centro de Ilustração Botânica na galeria das 4 Estações no Jardim Botânico - Curitiba, 16/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


A Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba, tem mais uma atração. Foi inaugurado nesta quarta-feira (16/11), pelo prefeito Rafael Greca, o espaço cedido ao Centro de Ilustração Botânica do Paraná dentro da galeria em forma de U que fica atrás da estufa principal. 


O local vai abrigar cursos de ilustração botânica e vender gravuras e outros produtos, como os calendários com representações de plantas nativas, entre elas espécies encontradas no Herbário do Museu Botânico. 


“É um momento feliz podermos entregar à população este espaço de cultura botânica e de realce da importância do nosso Jardim Botânico”, disse o prefeito. “Agora, a nossa Galeria das Quatro Estações está como a concebemos”, completou ele, ao lado da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.


Prefeito Rafael Greca Inaugura Centro de Ilustração Botânica na galeria das 4 Estações no Jardim Botânico - Curitiba, 16/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Plantas carnívoras

O espaço foi concedido sobre o regime de outorga de permissão de uso, pelo qual, além de desenvolver os trabalhos com alunos e exposições, possibilita ao visitante adquirir produtos personalizados de autoria dos associados do Centro e plantas carnívoras e suculentas cultivadas pelo engenheiro agrônomo Alexandre Klas. 


Em agradecimento à concretização do projeto, o prefeito e a secretária Marilza receberam plantas carnívoras e ilustrações de Daiana Carneiro, sócia-fundadora do Centro de Ilustração Botânica. O reconhecimento foi feito pelo diretor do Centro, Alessandro Cândido, e pela ex-diretora e sócia, Ana Deliberador.


Acompanharam a inauguração, ainda, o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff; o diretor do Departamento de Parques e Praças, Giovando Romanine; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.


Além dos ilustradores botânicos Simone Ribeiro, Neusa Fedato, Luciane Stocco, Cássia Dias J. Santos, Fátima Zagonel e Cristina Klas. 


Inaugurado o Centro de Ilustração Botânica na galeria das 4 Estações no Jardim Botânico - Curitiba, 16/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


O Centro

Entidade de caráter sociocultural e educativo, sem fins lucrativos e de utilidade pública, o Centro de Ilustração Botânica do Paraná tem o objetivo de desenvolver ações de fomento a atividades culturais voltadas às artes de ilustração botânica e forma profissionais na área, incentivando a prática para atender à demanda de trabalhos de ilustração como apoio à pesquisa científica.


Inaugurado o Centro de Ilustração Botânica na galeria das 4 Estações no Jardim Botânico - Curitiba, 16/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Borboletas polinizadoras

A pesquisadora do Jardim Botânico, Maristela Zamoner, aproveitou a ocasião para apresentar ao prefeito o livro que tem sua participação e de outros biólogos curitibanos e que retrata a ciência cidadã na observação e preservação das borboletas, também indispensáveis para a polinização de plantas.


“Recebo o importante livro sobre a ciência cidadã e os polinizadores da América do Sul, com capítulo escrito, entre outros biólogos curitibanos, por Adolfo Krieger, Roberto Cirino e Maristela Zamoner. A ideia é que esse saber seja transmitido e incorporado à memória da cidade, para que preservemos a natureza, as borboletas e multipliquemos as flores”, anunciou Greca.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.