Marco Brotto marca presença em agenda diplomática de países nórdicos

0

O brasileiro, que é especialista e caçador de aurora boreal, tem relação estreita com as culturas finlandesa e norueguesa


O caçador de aurora boreal Marco Brotto e a Johanna Karanko, embaixadora da Finlândia no Brasil. Divulgação


Maio foi um mês movimentado para a diplomacia dos países nórdicos no Brasil. No último dia 15, o Consulado Honorário da Finlândia reabriu suas portas em Curitiba (PR), com um coquetel realizado em parceria com a empresa finlandesa Valmet e presença especial da embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko.

 

No dia 18, foi a vez do Consulado da Noruega no Brasil celebrar, em São Paulo, o Dia Nacional da Noruega, evento anual que comemora a assinatura da constituição do país, em 1814. O brasileiro Marco Brotto, especialista e caçador de aurora boreal, esteve entre os convidados nas duas agendas diplomáticas. “Todos os anos, de setembro a abril, percorro o Ártico em busca da aurora boreal. Noruega e Finlândia são como minha segunda casa, por isso é uma alegria participar dos eventos desses dois povos que admiro tanto”, comenta ele.

 

Tom Mario Ringseth, cônsul da Noruega no Brasil, e Marco Brotto, caçador de aurora boreal. Divulgação

Marco Brotto é referência em expedições em busca das luzes do Norte e já realizou 123 expedições para a região ártica. Em 2022, o Clube Escandinavo de São Paulo - mais antigo clube nórdico do país - e a Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira condecoraram Marco Brotto com a medalha de prata que simboliza o reconhecimento pelo extraordinário trabalho desenvolvido e seu relacionamento com os países nórdicos.

 

“Há mais de dez anos levo brasileiros em busca da aurora boreal nos países nórdicos e sinto uma verdadeira paixão por este pedaço do mundo. É uma região mágica, com paisagens, experiências e pessoas incríveis. É um orgulho ter o meu trabalho reconhecido dessa maneira” afirmou ele na época.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.