A importância da participação nas eleições do Crea-PR

0
Vivemos um momento muito importante para os profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Estamos em um processo eleitoral que vai definir os futuros comandantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua - PR) para os próximos três anos.

As eleições estão programadas para o próximo dia 17 de novembro e serão realizadas pela internet. Na mesma data, haverá eleição para o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 dias antes da data da eleição é considerado eleitor.

A participação dos profissionais nas eleições é fundamental para a escolha dos representantes dos cargos de presidente do Confea e de presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entre outros. O processo democrático, com a escolha dos novos diretores, é um importante aspecto das eleições.

É, também, um momento determinante para promovermos debates, apresentarmos ideias inovadoras, discutirmos avanços alcançados e definirmos o que desejamos para o futuro. E, nesse sentido, almejo que tenhamos uma eleição marcada por ricas discussões e que proporcione uma renovação saudável e significativa para o Conselho.

Nossa autarquia, ao longo dos anos, consolidou-se como uma referência em defesa dos direitos dos profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, promovendo a valorização das profissões, a ética e o desenvolvimento das nossas categorias. Assim, é fundamental que o processo eleitoral seja tratado com o devido respeito que merece.

A participação dos profissionais nas eleições é de fundamental importância. A eleição dos novos diretores do Crea-PR é um processo democrático, que permite aos profissionais escolherem seus representantes. Os candidatos apresentam suas propostas para a gestão, e os profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências podem avaliar as opções e escolher a que melhor atende às suas expectativas.

Quando não votamos, deixamos que outros decidam por nós. Isso pode levar a escolhas que não são representativas dos interesses dos profissionais. Por isso, é importante participar das eleições para o Crea-PR e contribuir para o fortalecimento do Conselho.

Acredito, ainda, que o respeito aos nossos regimentos e normas é essencial para que a legitimidade do processo seja mantida. Afinal, o que está colocado em nossas normativas não é meramente um conjunto de regras, mas, sim, a expressão da vontade e do entendimento coletivos.

Cada eleição traz consigo a oportunidade de discutir um novo contexto, de analisar o que está por vir, e de se preparar para os desafios que se avizinham. Devemos, portanto, abraçar esse momento com responsabilidade, com o desejo genuíno de continuar promovendo avanços significativos para a nossa área e para a sociedade paranaense.

Assim, convido todos os profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências a participarem ativamente do processo eleitoral. Que o façamos com civilidade, com paixão e, acima de tudo, com o compromisso de construir um Crea-PR ainda mais forte e representativo.

A democracia é construída a cada dia, com a participação de todos nós.


ENGENHEIRO CIVIL RICARDO ROCHA
Presidente do Crea-PR

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.