Tradutor

Greca fala sobre Paranismo em Curitiba durante evento do Instituto dos Advogados do Paraná

0

Prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, ministra palestra sobre o Paranismo para o Instituto dos Advogados do Paraná. Curitiba, 01/12/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

@SMCS 

O Paranismo foi o tema da palestra proferida pelo prefeito Rafael Greca nesta sexta-feira (1/12), no Graciosa Country Club, a convite do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). O evento foi seguido de almoço e marcou o encerramento das atividades anuais do órgão, que tem 106 anos de atuação e atualmente é presidido por Guilherme Brenner Lucchesi. "Foi o mais agradável evento que já fizermos e muito se deve ao carisma do prefeito", elogiou Lucchesi.


A fala de Greca motivou os advogados a conhecer melhor o Paranismo. Eles deixaram o local com exemplares da obra Paranismo, de José Roberto Teixeira Leite, com dedicatórias do prefeito e da primeira-dama, Margarita Sansone, também presente no evento. Livros e souvenirs de inspiração paranista foram adquiridos no quiosque da loja Curitiba Sua Linda, especialmente montado no local.


Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Homenagem, acolhida e memória

O evento do IAP também homenageou o advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Paraná (OAB/PR) e crítico de arte Eduardo Rocha Virmond, morto em novembro, e saudou o ingresso de 11 associados. Entre eles está o ex-procurador-geral do município Giovani Gionédis.


Responsável pela criação do Memorial Paranista, inaugurado há dois anos no Parque São Lourenço, Greca abordou a influência da escola sobre as diferentes linguagens artísticas - da escultura, imortalizada por João Turin e Zaco Paraná, até a música e a poesia. “Mais do que difundir e honrar o Paranismo, o Memorial simboliza a criação do futuro da cidade mais inteligente do mundo”, disse o prefeito.


Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Orgulho da identidade

O Paranismo é o movimento artístico surgido no começo do século passado e que se caracteriza pela busca da autenticidade e da identidade regional. O pinheiro e seu fruto, assim como a grimpa, a onça e a gralha azul estão entre os elementos da natureza sobre os quais os artistas desenvolveram sua arte – com destaque para Turin.


“Somos todos paranistas porque, como bem definiu o historiador Alfredo Romário Martins no Manifesto Paranista, há quase 100 anos, paranista é aquele que em terras do Paraná lavrou um campo, vadeou uma floresta, lançou uma ponte, construiu uma máquina, dirigiu uma fábrica, compôs uma estrofe, pintou um quadro, esculpiu uma estátua, redigiu uma lei liberal, praticou a bondade, iluminou um cérebro, evitou uma injustiça, educou um sentimento, reformou um perverso, escreveu um livro, plantou uma árvore”, observou Greca.


Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Ele também chamou a atenção para a influência da escola artística sobre elementos urbanos da Curitiba de hoje. “O Paranismo vive entre nós. As rosáceas que adornam nossas calçadas, por exemplo, buscam inspiração na pinha e no pinhão, elementos destacados por essa corrente estética a partir da flora paranaense”, completou.


Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Presenças

Participaram do evento o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Breno Medeiros; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o decano do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Telmo Cherem; a presidente da OAB/PR, Marilena Indira Winter; e a advogada Luciana Pedroso Xavier, entre outras autoridades.


Da Prefeitura, estiveram presentes a sub-procuradora do município de Curitiba, Rosa Maria Pedroso, e a procuradora-geral, Vanessa Volpi; o secretário Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; o assessor Especial de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza; a assessora especial Cibele Fernandes Dias; e o chefe de gabinete do prefeito, Francisco José Zerbeto Assis.








Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.