Educação de ponta: Ligga e UniSantaCruz inauguram a primeira rede privativa 5G em uma universidade no país

0

A implementação da tecnologia beneficiará mais de 18 mil estudantes e professores, além de fomentar a criação de um ecossistema de inovação no Paraná


Presentes ao evento de lançamento da rede privativa 5G: o CEO da Ligga, Wendell Oliveira; a presidente do UniSantaCruz, Amanda Brito; e o CRO da operadora, Rafael Marquez


Curitiba, 21 de fevereiro de 2023 - A Ligga, operadora referência em telecomunicações no Paraná, e o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba, inauguraram nesta quarta-feira (21), a primeira rede privativa 5G em uma universidade no país. Estiveram presentes ao evento representantes de empresas, startups, alunos, professores e autoridades políticas da região.

Com o suporte da empresa Databahn Solutions, a rede 5G do campus do UniSantaCruz vai gerar um impacto positivo tanto na indústria de telecomunicações quanto no setor de inovação, refletindo diretamente no avanço da educação no estado. A nova tecnologia beneficiará mais de 18 mil estudantes e professores, permitindo-lhes explorar e testar novas aplicações com uma velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida do que uma rede de banda larga convencional.

“A Ligga tem orgulho de ser parceira da educação em Curitiba e no estado do Paraná. Levamos conectividade para mais de 1.800 escolas estaduais, beneficiamos mais de 30 mil alunos e professores em áreas rurais, aldeias indígenas e comunidades remanescentes de quilombos. Embora haja muito por fazer, estamos empenhados em ampliar o acesso à conectividade em todo o estado e em desenvolver soluções que aproveitem ao máximo o potencial do 5G, com foco no crescimento empresarial”, explicou o CEO da Ligga, Wendell Oliveira.

CEO da Ligga destaca que a operadora visa expandir o acesso à conectividade no Paraná e desenvolver soluções que otimizem o uso do 5G, com ênfase no crescimento das empresas

O CRO da operadora, Rafael Marquez, falou sobre o caráter inovador e as perspectivas proporcionadas pela implementação da rede 5G. "A tecnologia da rede privativa beneficia tanto a educação quanto a indústria, o agronegócio, o varejo e a saúde. Ela possibilita um maior controle e monitoramento dos processos por meio do IoT, além de oferecer soluções imersivas, como a realidade virtual. Essa é uma oportunidade única para impulsionar a inovação e posicionar o Paraná na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no país", pontuou.


Aplicações

Entre as iniciativas a serem implementadas por meio da nova rede 5G do UniSantaCruz se destacam: o uso de óculos de realidade aumentada para análises detalhadas de tecidos humanos, instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD para uma visão abrangente e interativa das aulas, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.

Para a presidente do UniSantaCruz, Amanda Brito, o 5G possibilitará a criação de um ecossistema de inovação no Paraná. "Nosso objetivo é transformar a instituição e fortalecer o mercado de trabalho. Queremos inspirar a criação de soluções e impulsionar o crescimento econômico e social”.

O reitor Roger Bicalho acrescentou que o UniSantaCruz deu um passo significativo para se tornar a instituição de ensino superior mais tecnológica do Brasil. “A conquista demonstra o nosso compromisso com a oferta de educação de alto nível que prepara os alunos para os desafios e oportunidades do mundo de amanhã. Agradeço a todos que trabalharam para que esse projeto se tornasse realidade, à Ligga por suas soluções de conectividade, à Databahn Solutions pela tecnologia e ao grupo ABL pelo espírito inovador.”

Estiveram presentes ao evento de inauguração da rede privativa do 5G no UniSantaCruz, o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Estado, Marcelo Rangel; a deputada estadual, Marcia Huçulak; o representante da Anatel, Secundino Lemos; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; os vereadores Mauro Bobato e Dalton Borba; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper e o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho.



Sobre a Ligga

Sediada em Curitiba, a Ligga é uma operadora de telecomunicações referência no estado do Paraná e pioneira na popularização do acesso à banda larga fixa por fibra ótica no país. A companhia investe em tecnologia e expansão com mais de 50 mil quilômetros de infraestrutura de rede e atendimento de aproximadamente 380 mil clientes em mais de 400 cidades – considerando Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Detentora dos direitos de exploração do 5G no Paraná, São Paulo e na região Norte, a empresa se prepara para expandir a sua atuação no território nacional, oferecendo conexão de alta qualidade e baixíssima latência, tendo o cliente como protagonista e “ativo” mais estratégico do negócio.


Sobre o UniSantaCruz

Com três décadas de trajetória na área da educação, o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz) tem como principal objetivo fortalecer o ensino da região sul de Curitiba, uma área fundamental para o desenvolvimento da cidade. A missão do UniSantaCruz é desenvolver competências e valores com seriedade, formando cidadãos e profissionais para o mundo. Para isso, a instituição aposta em práticas inovadoras de aprendizado e em um excelente ambiente de conhecimento para os alunos, professores e colaboradores.

*Agência PUB


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.