Falta um mês para a Feira Internacional de Destinos Inteligentes em Curitiba

0

Evento de lançamento da FIDI Feira Internacional de Destinos inteligentes no Salão Brasil com a presença do Prefeito Rafael Greca e demais autoridades - Curitiba, 12/12/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

@SMCS 


Inovação e desenvolvimento em turismo tornarão Curitiba polo do setor em 17, 18 e 19 de março, com a realização da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi). Profissionais renomados e lideranças vão se reunir em pontos turísticos estratégicos, com o Memorial de Curitiba, em um evento que integra as comemorações de 331 anos da cidade. Os organizadores esperam receber mais de mil pessoas na Fidi.


Em sua primeira edição presencial, a feira vai tratar das estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) utilizando a capital paranaense como cenário, através de dez circuitos temáticos integrados. Além disso, 30 palestras com profissionais renomados vão enriquecer a experiência dos participantes. 


“A realização do evento veio em um momento muito bom de crescimento e aprimoramento do turismo em Curitiba, e com ele esperamos evoluir ainda mais na construção de atividades que sejam positivas tanto para o visitante quanto para a comunidade que o recebe”, declara a pesidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.


A Fidi antecede outro evento internacional importante na cidade, o Curitiba Smart City Expo, que acontecerá na sequência, nos dias 20, 21 e 22 de março. 


Destinos Turísticos Inteligentes 

Memorial Paranista. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba foi escolhida para o evento pela sua execução bem-sucedida de estratégias para ser um Destino Turístico Inteligente. A metodologia DTI foi desenvolvida na Espanha para ajudar as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos com tecnologias que tornam os destinos acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia foi implantada em 2021 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.


Os eixos DTI são nove: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.


“Curitiba é destaque no processo de transformação para ser um Destino Turístico Inteligente, com ações ligadas às características de desenvolvimento humano que concederam a ela o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, entregue em Barcelona, em 2023”, comenta o curador da gestão modelo DTI no Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Wellington Medeiros.


Cine Passeio de Curitiba Foto: Ricardo Marajó/SMCS

São exemplos do processo de transformação de Curitiba em DTI iniciativas pela acessibilidade em espaços turísticos, como a audiodescrição em eventos e o Curitiba na Palma da Mão (miniaturas dos pontos turísticos para uso de deficientes visuais); a reforma no Memorial de Curitiba, que se tornou mais acessível; a preocupação com o meio ambiente, com destinação adequada de resíduos e preservação de áreas verdes; até projetos de digitalização de processos, como as inscrições para as feiras de artesanato.


Serviço: Feira Internacional de Destinos Inteligentes

Data: 17, 18 e 19 de março

Inscrições neste link

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.