Prestes a completar 170 anos, Cemitério Municipal de Curitiba faz as primeiras visitas noturnas de 2024

0




Prestes a completar 170 anos, Cemitério Municipal São Francisco de Paula abre os portões para as primeiras visitas noturnas de 2024.
Foto: Hully Paiva/SMCS


@SMCS

No mês de dezembro, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula vai completar 170 anos de história. Os preparativos para a celebração já começaram e a primeira atração será a volta das visitas noturnas temáticas.


Nesta terça-feira (26/3), a partir das 18h, a Prefeitura de Curitiba vai abrir as inscrições para as primeiras visitas noturnas ao Cemitério Municipal. A atividade também faz parte das comemorações pelos 331 anos de Curitiba, que serão celebrados na sexta-feira, dia 29 de março.


Serão disponibilizadas 240 vagas. As inscrições devem ser feitas apenas pelo Guia Curitiba, a plataforma de gestão dos eventos da Prefeitura. Para se inscrever, também é preciso ter registro no e-Cidadão.

Datas

As visitas noturnas guiadas serão feitas na quarta (27/3), quinta (28/3) e sexta-feira (29/3) e no sábado (30/3), das 19h às 22h. Cada noite terá 60 vagas. Em caso de chuvas, a visita é cancelada.


A atividade é guiada pela diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, que também é pesquisadora cemiterial e responsável pela programação. Até o fim do ano, todos os meses, serão repetidas as visitas guiadas no Cemitério São Francisco de Paula, sempre acompanhadas pela lua cheia.



Visita temática

As primeiras visitas de 2024 terão como tema as mulheres pioneiras da cidade e os ícones curitibanos. Os visitantes vão conhecer os túmulos de Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil, e Maria Falce de Macedo, primeira médica do Paraná, e das famílias Leão (da Mate Leão), Essenfelder e da Cini, por exemplo.


“Nós vemos esses locais como dispositivos de memória, não como simples túmulos. Nestas visitas contamos a história dessas pessoas e a arquitetura e os elementos simbólicos presentes nestes túmulos”, explicou Clarissa.

Atração concorrida

Mais de dez mil pessoas já participaram das visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, desde 2017, quando ela foi institucionalizada.

“Centenas de pessoas realizam o login pelo Guia Curitiba no mesmo horário, portanto as mesmas inscrições são realizadas simultaneamente. Lembramos que as inscrições são individuais, justamente para que o processo de ocupação das vagas seja realizado de forma isonômica e ágil, sem qualquer tipo de favorecimento”, explicou Clarissa Grassi.

A diretora conta que as vagas se esgotam rapidamente. Então é recomendado que os interessados já estejam logados e em frente ao computador às 18h desta terça-feira (26/3) para tentarem uma vaga.


História da cidade

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram parte da história da cidade. A visita guiada noturna tem como objetivo explorar a cidade dos mortos, partindo de um olhar focado nas trajetórias das pessoas ali sepultadas.

A visita guiada noturna reúne informações sobre arquitetura, geologia, simbologia e arte presentes nos túmulos do equipamento público mais antigo da cidade.


Serviço


Inscrições para as visitas guiadas noturnas no Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Abertura: às 18h de terça-feira (26/3) no Guia Curitiba
Datas das visitas: de 27/3 a 30/3, das 19h às 22h
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, 50 - São Francisco)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.