Fórum apresenta ações adotadas por Curitiba para combater os efeitos das mudanças climáticas

0



7ª Reunião Ordinária do Fórum Curitiba Sobre Mudanças Climáticas na SMMA - Curitiba, 04/04/2024 -
Foto: Daniel Castellano / SMCS


@SMCS 

Curitiba ganhou mais um reforço para o combate e o enfrentamento às mudanças climáticas. Nesta quinta-feira (4/4), foi realizada a 7ª Reunião Ordinária do Fórum Curitiba Sobre Mudanças Climáticas. O encontro, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, serviu para apresentar os 46 novos membros que compõem do Fórum, definidos pelo decreto 340, publicado no dia 14 de março. 


A presidente do Fórum Curitiba Sobre Mudanças Climáticas é a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, que na abertura da reunião deu boas-vindas aos novos integrantes e explicou o que Curitiba já vem fazendo para combater os efeitos das mudanças climáticas. 


“Que bom ver a casa cheia para discutir esse assunto tão importante para o Meio Ambiente. Nosso desejo é ampliar a participação de instituições no nosso Fórum. Temos uma grande necessidade que a população tenha acesso às informações sobre as mudanças climáticas”, afirmou Marilza. 


Entre os exemplos citados está o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca transformar Curitiba em cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Energia renovável

Os investimentos da Prefeitura na energia renovável e limpa do sol, com o programa Curitiba Mais Energia - que engloba a Pirâmide Solar, o recém-inaugurado Terminal Solar Santa Cândida e os módulos fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico - também ajudam Curitiba a minimizar os efeitos das mudanças climáticas. 


Outras ações citadas que estão em andamento na cidade foram o projeto do Bairro Novo da Caximba, a Reserva Hídrica do Futuro, a revitalização da bacia do Rio Belém e a implantação da eletromobilidade no transporte público, assim como o plantio contínuo de mudas dentro do programa 100 Mil Árvores para Curitiba e o plano de mobilidade ativa com melhorias em calçadas do programa Caminhar Melhor.


“As mudanças climáticas são o grande tema global que precisa ser trabalhado nos próximos anos. Curitiba, a cidade do frio, está registrando ondas de calor, isso não existia antes. Essa crise tem efeitos globais, mas isso gera oportunidades para as cidades se desenvolverem. Curitiba participa efetivamente da C40, a rede de grandes cidades contra o aquecimento global, e está fazendo a lição de casa”, definiu Marilza.


Onu-Habitat

Durante a reunião, a especialista em Tecnologia e Inovação da Onu-Habitat, Livia Schaeffer Nonose, fez uma apresentação sobre como está o andamento do projeto Desafio Climático Cidades Inteligentes: Inovação e Colaboração - Desenvolvimento Sustentável, que foi lançado em 2021. A apresentação foi feita pela internet direto de Hamburgo, na Alemanha, onde Livia trabalha. 


Quem participa do Fórum

O Fórum Curitiba Sobre Mudanças Climáticas é formado por representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente, de Defesa Social e Trânsito, da Educação, da Saúde, do Urbanismo, de Obras Públicas e de Segurança Alimentar e Nutricional, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, do Ippuc e da Urbs. 


Da sociedade civil organizada também há representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sociedade Paranaense de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. 


As seguintes instituições de ensino, pesquisa e extensão também estão no Fórum: Universidade Tecnológica do Paraná (UFTPR), Universidade Positivo (UP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).


Também há representantes dos seguintes órgãos e instituições: Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Conresol (Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos), Copel (Companhia Paranaense de Energia), Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável).


Fórum

De acordo com o decreto 340, o Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas atuará em caráter consultivo, visando estimular, fortalecer e avaliar a implementação de políticas de Mudanças Climáticas mobilizando a sociedade por meio de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais.


Presenças

Participaram da reunião os representantes das instituições que compõem o Fórum Curitiba Sobre as Mudanças Climáticas, o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos, e o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke, o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro; e os vereadores Tico Kuzma e Mauro Bobato.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.