Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação do trabalho de desenhistas locais

0



Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação de desenhistas locais. - Na imagem, Irmãos Wagner, precursoras da animação em Curitiba.
Foto: Divulgação


Traços Curitibanos, maior exposição de obras de desenhistas locais, completa uma década de valorização da cultura geek em uma edição comemorativa, que apresentará o cenário das produções atuais, a partir desta sexta (12/4), no Solar do Barão, no Centro. A entrada é gratuita. 


Realizada a cada dois anos, Traços Curitibanos está em sua 5ª edição bienal e traz neste ano dez exposições divididas entre a Gibiteca, Museu da Gravura e Museu da Fotografia, espaços que integram o Solar do Barão, complexo de artes visuais da Fundação Cultural de Curitiba. Entre as exposições estão A(u)rtistas, o Autismo por Artistas Autistas de Curitiba, A Cinemateca é Brasileira, Underground Ilustrado 3 e a mostra de originais e fotografias dos Irmãos Wagner, feitas pelo fotógrafo Luiz Pacheco. 


Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação de desenhistas locais. Arte de Raphaela Corsi


Além do Solar, a Cinemateca e o Cine Passeio também participam da celebração. No dia 10 de maio, às 19h, a Cinemateca recebe uma mostra das animações dos irmãos Wagner, e para encerrar a Traços Curitibanos, no dia 5 de julho, o Cine Passeio realiza uma mostra de animação seguida de um debate, também às 19h. 


10 anos da Traços Curitibanos

Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação de desenhistas locais. Arte de Renato Ventura


A mostra divulga o trabalho de ilustradores, quadrinistas, animadores e caricaturistas locais que contribuem para que Curitiba tenha a segunda maior produção de quadrinhos do país.


A proposta nasceu na Gibiteca de Curitiba em parceria com o Setorial de Ilustração e desde 2015 atrai diferentes públicos, totalizando quase 23 mil pessoas que passaram pelas edições da mostra. Em 2018, 2020 e 2023, a exposição concorreu ao Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos nacional, como melhor exposição do ano.  


A Traços Curitibanos é executada pela Fundação Cultural de Curitiba através da Gibiteca, com coordenação de Fulvio Pacheco, curadoria de Marcelo Lopes, Antônio Eder, Natan SS, Walkir Fernandes e Celina Pacheco, e produção de Tayná Miessa.


Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação de desenhistas locais. Arte de Mariana Terleski


Serviço

  • 12/4 - Abertura da exposição Traços Curitibanos
  • Local: Solar do Barão, R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro
  • Horário: 19h 
  • Grátis


  • 10/5 - Mostra das animações dos irmãos Wagner
  • Local: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco
  • Horário: 19h
  • Grátis


  • 5/7 - Encerramento da Exposição Traços Curitibanos
  • Local: Cine Passeio, Rua Riachuelo, 410 - Centro
  • Horário: 19h
  • Grátis


Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação de desenhistas locais.
Arte de Marcella Calado

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.