Pavimentação se soma a benfeitorias feitas na Arthur Bernardes


Os serviços de pavimentação que estão em andamento desde a última segunda-feira (15/6) se somam a outras benfeitorias realizadas na Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, que percorre os bairros Portão, Vila Izabel, Santa Quitéria e Seminário. A via também recebeu a modernização do seu sistema de iluminação, a revitalização dos equipamentos esportivos e de lazer e o plantio de 110 mudas de araucária, a árvore símbolo do Paraná.    

A requalificação do pavimento está senda feito em três etapas. A primeira compreende os 1.812,30 metros entre as ruas Doutor Edemir Silveira D’Avila e Francisco Klemtz, nos bairros Santa Quitéria e Portão.

A próxima fase da obra será entre as ruas Francisco Klemtz e Francisco Frischmann, trecho com extensão de 606,95 metros no Portão. E, por fim, a intervenção no pavimento da avenida chegará na Vila Izabel e no Seminário, com a requalificação de mais 1.911,30 metros entre a Rua Tabajaras e a Avenida Sete de Setembro. 

Nesta quinta-feira (18/6), o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, vistoriaram o andamento do trabalho, que estava no ponto onde a Arthur Bernardes encontra com a Rua Bocaiúva, no Santa Quitéria. 

“A Avenida Arthur Bernardes tem um eixo de animação, uma área verde importante com remanescente de mata nativa e é uma ligação entre bairros. Liga o Barigui, o Campina do Siqueira, o Seminário ao Portão, ao Capão Raso, ao Novo Mundo, ao Sítio Cercado, ao Bairro Novo e à Cidade Industrial. Por aqui passam 13 linhas de ônibus e estão sendo feitos 4.330 metros de asfalto novo”, disse Greca.

Prefeito Rafael Greca vistoria obras na Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes. Curitiba.18/06/2020. Foto: Ricardo Marajó/SMCS



De acordo com o secretário, os serviços têm a previsão de serem concluídos em 45 dias. “É uma obra de grande extensão, que exige o tempo correto de execução e cura dos materiais para ficar pronta. Durante o período em que estivermos trabalhando, esperamos contar sempre com a paciência e a atenção dos motoristas”, solicitou Rodrigues.

Transporte coletivo 
Além de ser uma ligação entre bairros, pela Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes trafegam 13 linhas do sistema de transporte coletivo de Curitiba. 

As linhas de ônibus que trafegam pela Arthur Bernardes são a 020 Interbairros II (sentido horário), 021 Interbairros II (sentido anti-horário), 022 Inter 2 (sentido horário), 023 Inter 2 (sentido anti-horário), 024 Capão Raso/Campinha do Siqueira, 670 São Jorge, 701 Fazendinha, 702 Caiuá/Cachoeira, 703 Caiuá, 706 Caiuá/Fazendinha/Centro, 761 Vila Izabel, 779 Vila Velha/Buriti e X36 Guadalupe/Fazendinha. 

Nova iluminação
No ano passado, a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes ficou também mais segura e atrativa. A faixa central, que conta com espaços de lazer e prática de exercícios físicos, ganhou um novo sistema de iluminação.

Foram instalados no local 102 postes poliméricos de seis metros de altura com luminárias de LED de 60 watts. A ciclovia e pista de caminhada ficaram melhores iluminadas.

Para reforçar a luminosidade das áreas de parquinho, praça e lazer, também foram instalados mais 72 postes poliméricos de seis metros de altura com luminárias decorativas simétricas de LED com potência de 60 watts. 

Quadras esportivas
Ainda em 2018 e atendendo o pedido de esportistas amadores que costumam frequentar a Arthur Bernardes, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, coordenou sua equipe na revitalização das tradicionais quadras que ficam no eixo de animação da via. 

O piso das quadras de tênis e basquete foi restaurado e uma nova pintura foi feita. Hoje, os espaços oferecem melhores condições para a prática esportiva. 

Foi também a Secretaria Municipal do Meio Ambiente que promoveu, ainda em 2018, o plantio de 110 mudas de araucária na faixa central da Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes. O local é adequado para o desenvolvimento das árvores, com área livre e incidência de sol.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.