Palacete Wolf será coberto por telhado novo

O casarão erguido na segunda metade do século 19 em frente à Igreja do Rosário, no São Francisco, está passando por reformas. O palacete construído pela família Wolf, de origem germânica, recebe telhas e madeiramento novos para garantir cobertura segura ao monumento do centro histórico de Curitiba. Nele, hoje funcionam o Instituto Municipal de Turismo e seu Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Prefeito Rafael Greca vistoria as obras de restauro do telhado do Palacete Wolf, no Largo da Ordem. Curitiba, 24/07/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS


Nesta sexta-feira (24/7), o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, inspecionaram o andamento das obras de reforma. 

“Estamos recuperando a antiga casa de 1875 do moleiro Fredolin Wolf. Moleiro porque tinha moinho de milho, de trigo, de centeio. Depois a casa foi ocupada pelo Exército e pela Câmara Municipal de Curitiba. Aliás, no porão dessa casa ficou preso, na noite que antecedeu o seu assassinato, o grande Barão do Serro Azul, Ildefonso Pereira Correia”, disse Greca.

Obras de restauro do telhado do Palacete Wolf, no Largo da Ordem. Curitiba, 24/07/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS


O trabalho coordenado pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas acontece numa área de 514,17 metros quadrados e estão sendo substituídas telhas e o ripamento, bem como está sendo instalada uma manta aluminizada para dar melhor conforto térmico ao casarão. 

“Também estamos reconstruindo as mansardas, substituindo as janelas e trocando o forro do sótão. O Palacete Wolf é uma marca da história da nossa cidade e justifica o cuidado que damos a ele”, apontou Rodrigo Rodrigues.

Os serviços de reparação alcançarão ainda as divisas dos fundos, o pilar estrutural do sótão, das caixas de água e as calhas, além da aplicação de descupinizante em toda a estrutura da nova cobertura. A previsão é de que o trabalho seja concluído no final do mês de setembro.

História 
Após servir de residência para a família Wolf, o prédio, entre 1889 e 1895, foi ocupado pelo quartel-general do 5º Distrito do Exército Brasileiro. No decorrer dos anos, no prédio se sucederam diversos locatários, o Colégio Bom Jesus, a Câmara Municipal, escola particular de música, livraria e escritório.

Em 1974, foi desapropriado para instalar a recém-criada Fundação Cultural, que permaneceu no prédio até 2016. Hoje abriga o Instituto Municipal de Turismo.

“O Palacete Wolf fica no berço do centro histórico da cidade e é testemunha da nossa memória, sendo de suma importância a sua preservação e manutenção. Um cartão-postal que faz parte do cenário da Feirinha do Largo da Ordem”, disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. 

A presidente do instituto destacou que a feirinha de artesanato dos domingos está temporariamente suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus. Porém, ela continua online sem perder sua atratividade. É só visitar clicando em Feira do Largo da Ordem.  

Obras de restauro do telhado do Palacete Wolf, no Largo da Ordem. Curitiba, 24/07/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.