COP26 : Monarquia britânica se engaja para salvar o planeta

Texto por: RFI 2 min
Faltando apenas algumas semanas para o início da COP26, a grande conferência sobre clima que será realizada em Glasgow a partir de 31 de outubro, as declarações em favor da defesa do planeta se multiplicam. Essa semana os membros da coroa britânica saíram de seu silêncio habitual e lançaram críticas contra aqueles que não apresentam medidas concretas ou ainda que gastam fortunas que poderiam ser usadas para lutar contra o aquecimento global. 

Não é raro o príncipe Charles, de 72 anos, um ambientalista de longa data, fazer declarações pedindo mais ação sobre a defesa do planeta. Essa semana mesmo ele apelou mais uma vez para que os líderes mundiais “coloquem a mão” na massa para lutar pelas causas ambientais que serão discutidas na COP26. 

Mas o assunto parece preocupar todos os membros da família real britânica. William, filho de Charles e segundo na linha de sucessão ao trono, também pediu esta semana mais do que "palavras" dos dirigentes. 

O príncipe também criticou a corrida pelo turismo espacial. "Algumas das mentes e dos cérebros mais brilhantes do mundo deveriam, antes de mais nada, tentar consertar este planeta, não tentar encontrar outro lugar para viver", disse William, de 39 anos. 

A declaração foi feita um dia depois de o ator da série "Star Strek" William Shatner ter feito uma viagem de alguns minutos ao espaço, a bordo de um foguete Blue Origin. Este foi o segundo voo de passageiros do foguete do bilionário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon, que pretende se firmar como protagonista no cobiçado setor de turismo espacial. Estão nesta corrida o britânico Richard Branson e o magnata americano Elon Musk. 

Mas a alfinetada mais impressionante foi a da rainha Elizabeth II, que expressou sua irritação com os líderes mundiais que "falam" sobre mudança climática, "mas não agem". Depois de inaugurar a nova sessão legislativa do Parlamento regional de Gales, em Cardiff, na quinta-feira (14), a monarca de 95 anos conversava com Camilla, a esposa de seu filho Charles, e com Elis Jones, presidente da Câmara galesa. Durante a discussão, o microfone de uma câmera de televisão captou sua fala da soberana.

"Estou acompanhando tudo sobre a COP" e "ainda não sei quem vem" à conferência da ONU sobre mudança climática, disse a rainha. "Sabemos apenas quem não vem... É realmente irritante quando falam, mas não agem", lançou a monarca. 

Entre os líderes que ainda não confirmaram presença estão o presidente chinês, Xi Jinping; o presidente russo, Vladimir Putin; e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. 

(Com informações da AFP)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.