Falta de comunicação é um dos grandes problemas nas empresas

Laboratório de Desenvolvimento Humano (DHLab) da FAE Centro Universitário vai oferecer curso sobre o tema nos dias 19 e 21 de outubro


Saber se comunicar de forma concisa e correta pode auxiliar na realização mais harmoniosa das práticas profissionais e, sobretudo, agregar valor à carreira. A comunicação, seja ela verbal, escrita ou gestual, é uma das soft skills mais valorizadas hoje no mercado de trabalho. E a falta de comunicação tornou-se o problema número 1 nas empresas, principalmente quando há mudanças e elas não são divulgadas. 

Essas são as constatações da equipe do Laboratório de Desenvolvimento Humano (DHLab) da FAE Centro Universitário, que está preparando o Bloco 2 com o tema “Comunique-se”, justamente para ajudar os participantes a entender a importância de desenvolver adequadas formas de comunicação profissional. Falar e escrever de forma concisa e correta, desenvolver a compreensão da linguagem não verbal, reportar informações coletadas baseadas em fatos e emitir opiniões com cuidado e respeito são os principais objetivos do Bloco.

A professora Areta Galat, coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da FAE Centro Universitário e palestrante do Bloco 2, atenta para o fato de que a boa comunicação, ou a falta dela, impacta de forma crucial os resultados na carreira (e, claro, na vida pessoal). “Quando nos comunicamos de forma inadequada, produzimos incertezas e dúvidas e despertamos desconfiança nos nossos colegas e colaboradores. Pior de tudo: elevamos o nosso estresse, gerando boatos, fofocas, rumores, etc. A falta de comunicação também é responsável pela baixa produtividade de alguns funcionários, pelo atraso em prazos, por tarefas não realizadas e pelo mau atendimento aos clientes”, alerta a professora.

O DHLab tem o objetivo de auxiliar o profissional no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades, não somente as técnicas, mas essencialmente as comportamentais. “Hoje o estudante desenvolve bem suas habilidades técnicas, mas muitas vezes é preciso agregar outras e uma das soft skills mais requisitadas é a comunicação”, explica Areta.

O DHLab

O DHLab é coordenado pelo Núcleo de Empregabilidade (NEP) e pelo Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da FAE, dois departamentos acadêmicos que atuam no apoio à carreira e ao intercâmbio dos alunos. O DHLab é voltado a todos que querem ampliar suas aptidões comportamentais para se tornarem profissionais de sucesso, mais completos e humanos. Assim, quem está no mercado de trabalho há pouco tempo ou mesmo os mais experientes, mas que querem se desenvolver ainda mais, podem participar do DHLab.

“Comunique-se” – Bloco 2 do DHLab

  • Data: 19 e 21 de outubro
  • Horário: das 17h45 às 18h45
  • Onde: FAE Business School
  • Inscrições: fae.edu/dhlab

Temas:

  • Dia 19 – Comunicação oral e escrita
  • Dia 21 – Comunicação não verbal
  • Investimento: R$ 15 (alunos FAE) e R$ 50 (público externo)

Objetivos do Bloco:

- Falar e escrever de forma concisa e correta

- Desenvolver a compreensão da linguagem não verbal

- Reportar informações coletadas, baseadas em fatos

- Emitir opiniões com cuidado e respeito

Grupo Educacional Bom Jesus

Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.

O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos. 

A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas. 

Saiba mais sobre as marcas do Grupo Educacional Bom Jesus. Acesse:

Grupo Educacional Bom Jesus

https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/

Colégio Bom Jesus

https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/marcas/bom-jesus.vm

FAE Centro Universitário

https://www.fae.edu/

FAE Business School - Curitiba (PR)

https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-curitiba.vm

FAE Business School - Blumenau (SC)

https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-blumenau.vm

FAE Business School - Itajaí (SC)

fae.edu/faeitajai


© Copyright 2007 - 2022 Jornal de Curitiba
Desenvolvido por Editora MR Agência Digital