Pandemia: 40% dos franceses não voltaram a frequentar espaços culturais mesmo com reabertura

O presidente francês Emmanuel Macron e a ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot, visitam a exposição 'Coleção Morozov, Ícones da Arte Moderna' na Fundação Louis Vuitton em Paris, França, 21 de setembro de 2021. REUTERS - POOL

Texto por: RFI
Quase 40% dos franceses não voltaram a frequentar locais de cultura durante a reabertura no verão do Hemisfério Norte, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Cultura da França para avaliar o impacto da crise sanitária nos programas e estruturas culturais.


Os resultados do relatório, realizado pelo instituto Harris Interactive e publicado nesta quarta-feira (27), demonstram uma tendência que confirma a grande crise no setor cultural francês. A pesquisa foi realizada entre 31 de agosto e 3 de setembro de 2021, antes mesmo da reabertura cultural.


"Foi em um momento em que a quarta onda da Covid-19 ainda estava muito presente na mente das pessoas e, portanto, no comportamento; não sabíamos se o início do ano letivo ocorreria em condições normais", disse Arnaud Roffignon, vice-diretor do instituto.


Entre os 88% dos franceses que foram a um local cultural em um ano "normal" [sem pandemia], 61% disseram ter retornado pelo menos uma vez a estruturas culturais desde a introdução do passaporte sanitário em 21 de julho, e 39% nunca mais voltaram a frequentar programas culturais.


Em detalhes, apenas 25% dos franceses assistiram a uma apresentação ao vivo (música, teatro, dança ou circo), 31% visitaram uma exposição ou museu, e apenas 41% deles retornaram aos cinemas.


Nos próximos meses, 30% dos entrevistados afirmaram que sua frequência em locais culturais provavelmente seria menor do que antes da pandemia, de acordo com a pesquisa realizada numa amostra de 3.025 franceses com 18 anos ou mais.


Medo de pegar ou transmitir covid

Outros impactos da crise sanitária na Cultura na França: 54% dos entrevistados disseram que ainda temem lugares movimentados pelo risco de pegar ou transmitir Covid, enquanto 46% se acostumaram a usar os meios digitais para acessar conteúdos culturais (filmes, exposições, shows etc.).


Quanto ao passaporte sanitário, 25% dos entrevistados indicaram que este seria um potencial obstáculo para um retorno às atividades culturais. Um segundo estudo será realizado em dezembro.


Roffignon indicou que atualmente, "estamos a par de uma certa atitude com tendência a esperar para ver, sem que isso se configure como uma tendência geral".


O diretor da Ópera de Paris, Alexander Neef, disse recentemente ao site do Forum Opera que as assinaturas de fidelização desta prestigiosa instituição caíram 45%.


A ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot, havia evocado há uma semana uma situação "contrastada ou indiferente", ao "afirmar que uma recuperação "começou".

(Com informações da AFP)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.