Franquia do McDonald's na América Latina e Caribe divulga dados em celebração ao Dia da Consciência Negra

Arcos Dorados tem 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança em seus restaurantes conquistadas por pretos e pardos no Brasil


Franquia do McDonald's na América Latina e Caribe divulga dados em celebração ao Dia da Consciência Negra


Novembro de 2021 - A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança na rede conquistadas por pessoas negras entre 2020 e 2021. Além deste recorte, considerando todo o quadro de funcionários da empresa, 61% dos que foram promovidos no último ano se identificam como pretos ou pardos. A companhia celebra os números em reconhecimento ao Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20.


Os últimos meses foram marcados por grandes avanços da Arcos Dorados em promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, com a integração do pilar Diversidade e Inclusão à estratégia de atuação ESG da companhia, chamada Receita do Futuro. Um reflexo desse movimento, no Brasil, foi a criação da Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão e a nomeação do executivo Fábio Sant’Anna para liderar a área, reforçando o compromisso da rede em oferecer um ambiente de trabalho com equidade para todos.


No início do ano, a Arcos Dorados anunciou sua adesão ao MOVER, um movimento formado por 46 empresas de diversos segmentos, com o objetivo de gerar uma transformação em prol da equidade racial e combate ao racismo, agindo de forma conjunta e propositiva com toda nossa cadeia de valor perante a sociedade. Uma das metas desse movimento é gerar, juntas, 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de decisão até 2030.


“Somos um dos maiores geradores de primeiro emprego formal da região e temos consciência de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho seguro, diverso e respeitoso. Além disso, estamos trabalhando constantemente para oferecer a igualdade de oportunidades para todos, incluindo a ascensão de carreira para cargos de liderança de pessoas negras em nosso quadro, contribuindo com a luta antirracista no mercado de trabalho”, comenta Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Divisão Brasil da Arcos.


Há cerca de três anos, em toda América Latina e Caribe, a companhia conta com um Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. Entre as ações internas relacionadas à equidade racial, está a realização de treinamentos e distribuição de conteúdos educativos. Atualmente, 60% dos colaboradores da rede se declaram como pretos ou pardos.


Haroldo Rodrigues da Luz, de Curitiba, no Paraná, começou como Atendente no ano de 1995. Na época com 18 anos, Haroldo lembra até hoje de seu primeiro dia no McDonald’s. “Era tudo novo, o ambiente era cheio de energia, as pessoas estavam concentradas, preocupadas com a qualidade do serviço e produtos. Parecia um sonho”, comenta. Durante os 25 anos de empresa, Haroldo passou de Atendente a Treinador, Coordenador de Equipe e Gerente de Plantão. “Essa foi minha maior conquista. Lembro do dia que contei para a minha mãe. Ver o orgulho dela estampado nos olhos não tem preço”, fala emocionado.


Mas Haroldo não parou por aí. Foram muitas capacitações, estudos, cursos na Hamburger University. Tudo contribuiu para chegar onde está hoje: há 4 anos ele está à frente da unidade Batel, na capital paranaense. Hoje, com 44 anos, Haroldo fala orgulhoso da trajetória profissional. “É um desafio diário, mas o McDonald’s me proporciona condições para sempre buscar bons resultados e ser negro nunca foi um obstáculo, muito pelo contrário. Consigo manter minha equipe sempre unida, trabalhando motivada e tento reproduzir no time os valores da empresa, mostrando que independentemente de cor, raça, orientação sexual e religião todos podem e devem ter oportunidades”, conclui.


Sobre a Arcos Dorados

  • A Arcos Dorados é a franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes da marca nessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). No Brasil, são mais de 1.040 unidades, empregando mais de 50.000 pessoas. A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com



 

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.