Moradores comemoram abertura de nova rua no Campo Comprido

Abertura de uma nova rua que vai garantir a ligação entre a Rua Juvino Ransolim com a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos na regional da CIC. Curitiba, 10/11/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Moradores do bairro Campo Comprido estão comemorando a abertura de uma nova rua que vai garantir a ligação entre as áreas conhecidas como Conjunto Marselha e Vila Sandra, na Regional CIC. Estão em obras os serviços para a abertura e requalificação de um trecho de 210 metros da Rua Juvino Ransolim que vai se unir a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos promovendo reestrutura viária e com isso mais qualidade de vida à população.


Na manhã desta quarta-feira (10/11), o prefeito Rafael Greca, acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues e do Administrador da Regional CIC, Raphael Keiji, vistoriou as obras que são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.


“Eu nunca tinha aberto uma rua definitiva desde que eu fiz o Bairro Novo, nos anos de 1993 a 1996. Essa é a primeira rua que eu abro nesta terceira gestão. É ótimo abrir uma nova rua”, disse Greca.


Recebido por moradores, o prefeito aproveitou a ocasião para conversar com a comunidade que havia anos reivindicava a abertura da rua que cruza um bosque de propriedade particular. A intervenção foi defendida durante audiências públicas realizadas pela Prefeitura para ouvir as demandas de quem vive nos bairros e a partir de abaixo assinados.


Depois de concluída, a rua será integrada ao itinerário do transporte público que atende à região. 


“É uma festa no Campo Comprido, na ligação da Rua Juvino Ransolim com a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos, uma área de preservação de propriedade particular que nós tínhamos dificuldade de abrir a rua. Mas agora está aberta e nós vamos fazer calçadas e também fazer asfalto no saibro que é importante para unir a população da Vila Sanda com a população do Conjunto Marselha. Isso vai dar ao bairro coesão e unidade, isso é urbanização, isso é urbanismo”, disse o prefeito Rafael Greca. 


Pavimento em asfalto

Os serviços começaram com a escavação e implantação de completa infraestrutura de drenagem com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio na extensão de abertura da via que terá ainda o piso em saibro pavimentado com asfalto.


Já o trecho que faz a ligação com a Rua Jaziel Sotto Maior Lagos está sendo requalificado, já passou por serviços de correção geométrica que deixaram a via mais larga e estão sendo construías calçadas em paver (blocos de concreto), com acessibilidade. Também haverá uma travessia elevada para garantir a segurança dos pedestres.


O secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues reforçou os impactos positivos que serão alcançados a partir da intervenção. “A abertura da rua vai integrar os moradores do bairro, garantir mais conforto, segurança e melhores condições de mobilidade”, disse Rodrigues.


Para a vendedora Mychelli Esperança, uma das moradoras da região envolvidas na mobilização para reivindicar a obra à Prefeitura, ver o movimento das equipes e das máquinas trabalhando na rua reforça a importância da organização e da participação popular.


“É importante buscar os canais corretos para sermos ouvidos, como fizemos nas audiências e nas reuniões com a administração regional. Com essa obra teremos mais segurança, o mato que antes abrigava marginais está dando lugar a uma rua que vai nos permitir melhor acesso entre a Vila Sandra e Conjunto Marselha”, contou Mychelli.


Cristiane Franco Lima que é síndica do conjunto residencial Moradias Verde, na Rua Jaziel Sotto Maior Lagos, onde vivem 57 famílias, foi a representante do grupo nos encontros para apresentação da demanda de abertura da rua. Nesta quarta-feira (10/11), fez questão de estar presente no encontro com o prefeito para falar sobre a satisfação do grupo.


“Essa obra vai nos possibilitar ter ônibus na porta de casa, um sonho antigo de quem vive aqui. Teremos outras vantagens como uma rua muito mais bonita e confortável que vai ficar mais segura e vai valorizar os imóveis e o bairro”, disse Cristiane.


A cabelereira Marcia Ribeiro Alves acompanha com expectativa o avanço dos serviços na rua. “A satisfação é de todos. A preocupação que tínhamos com uma área que antes era sinônimo de insegurança, pela ação de vândalos, será uma importante ligação na região e está deixando a rua linda e com acessibilidade que vai valorizar o meu imóvel”, contou Márcia.


Asfalto no Saibro

Outras intervenções viárias que estão resultando na melhoria do bem-estar das pessoas que vivem nos bairros da Regional CIC foram destacadas por Rodrigues Araújo Rodrigues, como as obras do programa Asfalto no Saibro. O programa assegura pavimento e infraestrutura completa de drenagem às pessoas que possuem casa em ruas de saibro, piso que em dias secos, produz poeira e, em períodos chuvosos, lama. São 32 ações já finalizadas ou em obras em diferentes ruas e que somam 11.275 metros de extensão nos bairros da Regional CIC.


A partir deste programa, ruas das dez administrações regionais da cidade estão ficando livres dos inconvenientes causados pela poeira e lama a partir do programa, implantado pelo prefeito Rafael Greca em 2019. De lá para cá, o programa já alcançou mais de 66 mil metros de extensão, em 289 ações já executadas ou em andamento.

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.