Balé nas Ruínas e concertos na Capela da Glória começam nesta quarta

As Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico, voltam a ser palco, a partir de quarta-feira (8/12), às 20h, da montagem clássica do balé O Quebra-Nozes.  Criada por PyotrIlych Tchaikovsky, em 1891, a obra-prima da dança conta a história da menina Clara que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – se tornar soldado e liderar um pelotão.

Balé O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco. Foto: Cido Marques

Por conta da capacidade de público do local, o espetáculo ao ar livre tem agendamento no site da programação (já esgotado). As apresentações acontecem até domingo (12/12) e, por ser uma atração ao ar livre, em caso de mau tempo, poderá ser cancelada.


A história encenada no balé é uma verdadeira fábula sobre a transição da infância para a adolescência. No espetáculo, destacam-se coreografias inspiradas em danças espanhola, árabe, russa, chinesa, a valsa das flores e a dança da fada.


O ponto alto do espetáculo será o pas de deux dos bailarinos que interpretam Clara e O Quebra-Nozes, além de um interlúdio com o corpo de baile na Valsa das Flores, que encerra o balé.


O Quebra-Nozes terá duração de 40 minutos e vai levar ao palco 31 bailarinos. O cenário será composto ainda pela árvore de Natal de luz ao lado do palco e a iluminação do Belvedere da Praça João Cândido, ao fundo.


Capela da Glória

Outra estreia desta quarta-feira (8/12), às 19h, é a programação de concertos de música clássica na Capela Nossa Senhora da Glória, que não precisa de agendamento.  Com o tema “Música antiga com instrumentos históricos”, o Quarteto Serenade irá interpretar obras de Haydn, Mozart e Bocherinni. A apresentação terá participação de Matheus Prust e Paulo Hübner (violinos), Roger Lagr (viola) e Thomas Jucksch (violoncelo).


Também estão programados este mês dois outros concertos na histórica capela do bairro Alto da Glória, que também recebeu uma decoração natalina. No dia 15/12, 19h, o Quarteto Kessler apresentará peças eruditas com o tema “Patrimônio Musical Brasileiro”, e no dia 24/12, às 18h, ocorre a participação do Coral Gregoriano de Curitiba na missa de Natal com rito tridentino.  


Mais atrações

Curitibanos e turistas têm vários outros programas da temporada natalina nesta quarta-feira (8/12), como a caravana Desfile Mágico de Natal, a programação do Natal Viva Pedreira, o Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade, a decoração do Paço da Liberdade Sesc PR, a Fábrica de Sonhos da Família Madalosso, o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui, o Caminho de Luz Condor no Passeio Público, o Caminho de Luz do Parque Náutico, as feiras de Natal no Centro, atrações da Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal, o Carrossel Muffato no Parque Tanguá e Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico. Somente os circuitos drive-thru Caminho de Luz, a atração do Ebanx na Santos Andrade, o espetáculo da Família Madalosso, o Balé O Quebra-Nozes e a Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal precisam de agendamento.


Já os voos de balão no Jardim Botânico passam a ser, a partir desta quarta-feira (8/12), pela manhã durante a semana. A mudança no horário, prevista inicialmente para começar no dia 15/12, busca reduzir a possibilidade de cancelamento do voo devido ao mau tempo. Os passeios são agendados (já esgotados) e vão ocorrer das 8h às 10h, às quartas e sextas-feiras. Nos fins de semana (sábado e domingo), o Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico continuará a ser das 16h às 19h.


Atrações de quarta-feira (8/12) do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2021

  • 8h – Voos do Balão Ademicon no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
  • 10h - Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
  • 10h - Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
  • 10h - Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
  • 10h – Programação Viva Pedreira no Parque das Pedreiras (João Gava, 970, São Lourenço)
  • 14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
  • 18h30 - Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
  • 19h – Início da programação de concertos na Capela Nossa Senhora da Glória (Avenida João Gualberto, 565, Alto da Glória)
  • 19h – Decoração do Paço da Liberdade Sesc PR (Praça Generoso Marques, s/n, Centro).
  • 19h - Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
  • 19h - Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
  • 19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
  • 19h - Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano no sentido de quem vem de Curitiba)
  • 19h - Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
  • 19h – Acender das luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
  • 19h30 - Desfile Mágico de Natal (saída shopping Pátio Batel, Avenida do Batel, 1868, Batel)
  • 19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
  • 19h30 - O Natal Família Madalosso - Encantando Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
  • 20h – Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)
  • 20h – Início das apresentações do balé O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco (Praça João Cândido, s/n, São Francisco)
  • CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.


  • A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Ebanx, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi.o começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.